O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, esteve em Porto Alegre nesta terça-feira à tarde, 27, solicitando a elaboração de um estudo de viabilidade por parte do Estado visando à construção de um novo acesso ao município. No ofício entregue ao secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, o prefeito reforçou a necessidade de criação de uma rota alternativa à ERS-413 para desafogar o tráfego de veículos e melhorar a mobilidade.
De acordo com o projeto elaborado pelo governo municipal, a sugestão é viabilizar uma via de ligação de 5,2 quilômetros de extensão em linha reta entre a ERS-413 (proximidades da entrada ao Parque das Flores) e a RSC-453 (perto da empresa Fabi Compensados).
Conforme levantamento realizado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar de Cruzeiro do Sul, em 2016 havia uma circulação diária de 2,6 mil veículos na ERS-413. “Hoje com certeza o movimento é muito maior, por isso a importância da criação de uma nova via de acesso a Santa Clara do Sul”, destaca Kohlrausch.
Além de desafogar o tráfego e gerar mais segurança aos usuários, a rota alternativa evitaria que os moradores de Santa Clara do Sul tivessem que passar em meio ao bairro São Bento, de Lajeado, para chegar à ERS-130. “Precisamos de uma via de acesso que permita um melhor fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico, quando ocorrem os maiores congestionamentos, como é o caso do trevo da BRF”, salienta.