Funcionários da Lactalis ameaçam entrar em greve por ajuste salarial

Em Teutônia

Funcionários da Lactalis ameaçam entrar em greve por ajuste salarial

Proposta apresentada pela empresa estaria abaixo da inflação. Mobilização ocorre em unidades de todo o Brasil. Se reivindicação não for atendida, há a possibilidade de trabalhadores entrarem em greve

Funcionários da Lactalis ameaçam entrar em greve por ajuste salarial
(Foto: Arquivo A Hora)
Teutônia

O reajuste salarial proposto pela empresa Lactalis aos funcionários é abaixo da inflação. Considerado o mês de junho como data base, a inflação no período dos 12 meses anteriores foi de 8,9%. Porém, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação (STICA), a proposta mais alta de reajuste apresentada pela empresa foi de 7,12%, o equivalente a 80% da inflação do período.

Segundo Pedro Mallmann, presidente do Sindicato, a empresa não abriu espaço para negociação. Dos cerca de 550 empregados na sede da empresa em Teutônia, 283 participaram da última assembleia, quando a proposta foi apresentada. Destes, 274 funcionários votaram rejeitando o percentual. No encontro eles também acertaram o estado de greve.

“Sabemos que é um ano atípico. Mas as empresas não pararam. Queremos apenas repor a inflação. Se não tivermos a sensibilidade deles, com toda a certeza vamos começar com as paralisações”, diz Mallmann.

O presidente do sindicato destaca o fato de outras empresas do mesmo setor na região já estarem com o reajuste salarial acertado com seus funcionários em 9%, pouco acima da inflação. “Se outros conseguem, por que esta empresa não”.

A reportagem entrou em contato com a unidade da empresa Lactalis em Teutônia, mas não teve retorno das perguntas encaminhadas até o fim desta edição.

Mobilização nacional

Nesta terça-feira, 27, sindicatos fazem assembleias nas 19 unidades da Lactalis espalhadas pelo país. Ideia é que as unidades que ainda não entraram em estado de greve se organizem para isso. Um boletim informativo também será distribuído para os funcionários com explicações sobre a medida.

Acompanhe
nossas
redes sociais