Monitoramento feito pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária está há um mês sem registrar nenhum caso de dengue com transmissão local.
Conforme o Executivo, a situação atual deve-se ao trabalho da Vigilância Sanitária, do departamento de endemias, das Agentes Comunitárias de Saúde, por meio visitações, monitoramento de pontos estratégicos e campanhas de conscientização. A administração também destaca o apoio do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), da Fiscalização de Posturas e Meio Ambiente, demais secretarias municipais, bem como o apoio da comunidade nas ações de prevenção.
Contudo, mesmo com a situação estável, o governo municipal pede a manutenção da rotina de cuidados para evitar novos casos de dengue. A Secretaria de Saúde e suas equipes continuarão o trabalho de monitoramento, aplicando todas as ações necessárias de prevenção.
Entre abril e junho deste ano, Bom Retiro do Sul contabilizou 604 casos de dengue, com um óbito relacionado. Desde o dia 24 de junho, o município não registra mais casos.