Lajeado promove evento com editores do Waze

inovação e mobilidade

Lajeado promove evento com editores do Waze

Equipe atualiza o mapa da cidade. Iniciativa busca qualificar a mobilidade no município

Lajeado promove evento com editores do Waze
O voluntário Rogério Macieski (e) e o agente de Trânsito Bruno Quinot (d) atualizam o mapa de Lajeado. Foto: Ramiro Brites
Lajeado

Com adesão de Lajeado no “Waze for Cities”, voluntários que trabalham com o aplicativo se reúnem neste domingo, 25, na sede do Hub de inovação da Unimed, o Vibee. Oito voluntários trabalham de forma presencial, com apoio de três agentes de trânsito do município.

Eles fazem parte do grupo gaúcho de voluntários do Waze. Outras 22 pessoas, de várias regiões do Brasil, ajudam a atualizar o mapa da cidade.

Uma comitiva da grande Porto Alegre veio trabalhar na atualização do mapa. É o caso de Rogério Macieski, natural de Estrela, mas morador da região Metropolitana.

Ele trabalha com venda de asfalto e, pela atividade profissional, se interessou por colaborar com o aplicativo de trânsito. “Viajava todo país e precisava do mapa, assim eu comecei”, lembra.

Macieski destaca a seriedade da parceria com o aplicativo no município. Apesar de Porto Alegre também utilizar a ferramenta, na capital não ocorreu o lançamento da plataforma junto aos editores. “Um evento como esse é pioneiro”.

O lajeadense Michel Machado aponta que o objetivo do grupo é implementar o aplicativo em todas as cidades do estado. Nem todas as administrações municipais, porém, tem receptividade ou condições técnicas para fazer a parceria.

Para Machado, os fundadores, em Israel, não conehcem os detalhes da realidade brasileira. Por isso, a importância de pessoas como ele, que fazem o elo entre o aplicativo e as realidades locais. “Eles mandam o material em uma linguagem mais técnica e nem todas as prefeituras vai ter um profissional de TI para entender”.

Mais de 60 municípios tem parceria com o Waze no Brasil. A maioria no estado de São Paulo.

Apoio do município

A parceria com o Waze surgiu por meio do Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (LabiLá), que intrega o Pro_Move Lajeado. Segundo a coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia de Lajeado, Mariela Portz, a iniciativa promove transparência e agilidade.

Os próprios usuários do aplicativo constatam problemas, como um buraco na via. De forma imediata, a informação chega à Secretária de Obras. A base de dados de entidades como Acil, Sebrae e CDL, auxilia na atualização do mapa. A administração municipal também fez um levantamento de praças, nomes de ruas e serviços públicos para serem implementados no aplicativo.

Um dos próximos objetivos é tentar desenvolver uma forma de utilizar o aplicativo para informar o itinerário do caminhão da coleta de lixo.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, destaca que o aplicativo é uma via de mão dupla. Assim como os munícipes podem relatar problemas, o aplicativo pode ser um canal de contato direto com a população. “A carreata do Colono e Motorista que teve hoje, por exemplo, nós podemos avisar pelo aplicativo em tempo real”, exemplifica.

Para ele, a ferramenta deve ser utilizada para consolidação do turismo. Além de aprimorar a mobilidade de visitantes, Bücker vislumbra a possibilidade de sugerir rotas turísticas pela plataforma.

Auxílio nas ruas

Um dos participantes do evento é o agente de trânsito Bruno Quinot. “O aplicativo vai ser cada vez mais utilizado. Quanto mais trânsito, mais as pessoas vão procurar desviar”, avalia.

Quinot acredita que a plataforma ajuda a reduzir os acidentes pois reduz o tráfego em áreas de conflito de trânsito.

Equipe faz varredura no mapa de Lajeado disponível no Waze. Foto: Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais