7 notícias: Estado confirma 4º do Ensino Médio para janeiro de 2022

Destaques da manhã

7 notícias: Estado confirma 4º do Ensino Médio para janeiro de 2022

Confira notícias que são destaque na manhã deste sábado

7 notícias: Estado confirma 4º do Ensino Médio para janeiro de 2022
Foco seria em Inglês, Português e Matemática (Foto: Filipe Faleiro)
Brasil

A secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, confirmou que o Estado oferecerá um quarto ano do Ensino Médio no ano que vem para os alunos da rede estadual. As aulas devem ser iniciadas em janeiro e serão opcionais — ou seja, mesmo quem não cursar receberá normalmente o certificado de conclusão escolar e poderá realizar uma graduação ou ir para o mercado de trabalho.

O currículo do quarto ano ainda está sendo elaborado, mas será diferente do oferecido nos outros anos letivos. Segundo a secretária, haverá um foco especial em algumas disciplinas, como Inglês, Português e Matemática, e outras adicionais, como Projeto de Vida e Projeto de Vida para o Mundo de Trabalho, que visam preparar o estudante para buscar uma carreira.


Quase 35% das cidades não registraram mortes por coronavírus nesta semana, mostra pesquisa da CNM

A 18ª edição da pesquisa sobre o cenário da Covid-19 no Brasil, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), apontou que 34,4% – o que equivale a 1.689 – das cidades brasileiras que participaram do levantamento não registraram mortes pela doença nesta semana. Ao todo, o balanço teve o retorno de 3.181 gestores, entre os dias 19 e 22 de julho.

Entre as cidades que tiveram óbitos, 527 responderam que o número de vidas perdidas caiu, em relação à semana anterior. Em 310 municípios, o indicador aumentou. Outras 606 cidades relataram estabilidade.


Exportações do agronegócio sobem 20,9% no primeiro semestre

A alta no preço das commodities (bens primários com cotação internacional) fez as exportações do agronegócio aumentar 20,9% no primeiro semestre de 2021 em relação ao ano passado, divulgou nesta sexta-feira (23) o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em valores, as vendas subiram de US$ 50,9 bilhões para US$ 61,5 bilhões.

O principal destaque foi a soja, cujo valor exportado aumentou 25,3% nos seis primeiros meses do ano. O crescimento foi motivado pelo preço, que aumentou 27%. O volume exportado caiu 2,2% de janeiro a junho.

Outro produto que impulsionou as exportações do agronegócio foi a carne (bovina, suína e de frango). O valor exportado aumentou 25,3% no primeiro semestre, com a quantidade subindo 17,3%.

Com 39% do valor exportado, a China continua o principal destino das vendas do agronegócio brasileiro. Em seguida, vêm União Europeia (14,5%) e Estados Unidos (6,4%).


Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê cenário energético sensível até novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou as previsões para o atendimento de energia ao Brasil até novembro e verificou que o cenário energético do país permanecerá “sensível”, com acionamento de usinas termelétricas, que encarecem a conta de luz.

A ONS também prevê a possibilidade de importação de energia, em um cenário de “esgotamento de praticamente todos os recursos” quando o assunto é requisitos de potência, como nível de reservatórios e vazão. Contudo, mesmo no cenário mais desfavorável, a ONS garante o abastecimento de energia.


Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina neste sábado

Termina neste sábado, 24, às 23h59, o prazo para a contestar os pedidos de Auxílio Emergencial 2021. A data limite se aplica aos trabalhadores que se inscreveram pelos meios digitais e que tiveram a solicitação negada na revisão mensal de julho.

Mensalmente, governo analisa os CPFs dos beneficiários para conferir se eles ainda se enquadram nos critérios para receber o auxílio.

De acordo com a pasta, a contestação vai permitir uma nova análise com bases mais atualizadas dos dados da pessoa. O requerimento com o pedido de revisão deve ser feito pelo site do Ministério da Cidadania.


Onyx Lorenzoni prepara programa de “alistamento civil voluntário”

O futuro ministro de Emprego e Previdência, Onyx Lorenzoni, deve anunciar como primeiro programa do novo ministério a criação de um serviço de “alistamento civil voluntário”. A ideia é oferecer vagas remuneradas, sem vínculo empregatício ou profissional, a jovens entre 18 e 24 anos.

O programa consiste no cadastramento de ofertas de oportunidades com o cruzamento de informações entre o banco de atividades disponíveis e o banco de jovens cadastrados, interessados em desempenhá-las. Onyx já disse a interlocutores que quer colocar a marca do “emprego” no seu ministério, um dos problemas de maior atenção do presidente Jair Bolsonaro para 2022.


Bolsonaro admite se filiar ao PP para disputar as eleições de 2022

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (23) que há boas chances de ele se filiar ao PP para buscar a reeleição em 2022. Ele citou que ainda vai conversar com o senador do Piauí Ciro Nogueira, presidente do partido, para acertar sua nomeação à Casa Civil e também para tratar de sua filiação.

O presidente afirmou ainda que se pudesse concorrer como independente, como ocorre nos Estados Unidos, certamente essa seria a melhor saída.

Acompanhe
nossas
redes sociais