Novidades na inovação

eDITORIAL

Novidades na inovação

Novidades na inovação
Vale do Taquari

Lajeado se abre cada vez mais à inovação. O município é o segundo do estado, apenas atrás de Porto Alegre, a firmar parceria com o aplicativo Waze, no projeto Waze for Cities, voltado à mobilidade urbana.

A novidade será anunciada em agosto, em meio à programação do evento Crie Smart Cities, que se propõe a reunir especialistas e debater estratégias para estimular o conceito de “cidade inteligente” na administração pública e na vida comunitária dos municípios.

A ferramenta possibilita que cidadãos, órgãos de segurança e departamentos governamentais monitorem em tempo real a situação do trânsito na cidade. Numa plataforma em que todos podem colaborar com informações a todo o momento, o aplicativo traz benefícios importantes para a mobilidade urbana e prestação de serviço.

Nesta semana, outro movimento de Lajeado que vale destaque é a parceria firmada com o Instituto Caldeira, com sede na capital gaúcha e voltado a conectar empresas e startups para a criação de um ecossistema de inovação em todo o estado.

Desenvolver a cultura da inovação é se preparar a um futuro cada vez mais próximo. O tema já está presente na iniciativa privada e na academia e, cada vez mais, passa a chamar a atenção do poder público.

Cabe ressaltar a necessidade de, cada vez mais, conclamar a sociedade civil para participar desse processo, de modo a fortalecer o conceito da quádrupla hélica do movimento Pro_Move Lajeado (comunidade, universidade, empresas e governo).

Lajeado desponta no estado como cidade referência para a inovação. O município tem todos os requisitos para avançar com força sobre esse setor e abrir oportunidades econômicas significativas.

O fato é que a economia global e a sociedade estão em plena mutação. O que já estava em andamento em decorrência das intensas transformações tecnológicas foi catalisado pela pandemia.

Inovar passou a ser vital para a sobrevivência de qualquer negócio e para o desenvolvimento das cidades e regiões. Diante dessa necessidade, é fundamental que o poder público proponha políticas capazes de servirem como indutoras da evolução sustentável.

Acompanhe
nossas
redes sociais