Carga horária maior e diferentes possibilidades de formação. Um modelo em que o estudante passa a ser protagonista do próprio aprendizado, pois escolhe quais áreas do conhecimento irá se aprofundar.
Essa transformação começa em 2022, quando entra em vigor o novo Ensino Médio nas escolas públicas e privadas do país. A implementação será progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023 com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.
No contexto gaúcho, de disparidade entre as redes públicas e particulares, diferentes cenários. Nas escolas públicas da região, há um entendimento de que a pandemia reduziu o ímpeto e a organização local.
Tanto que na próxima quarta-feira, integrantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participam de reunião com a área pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). No encontro, uma das temáticas será as estratégias adotadas para atender os requisitos do novo sistema.
No Vale do Taquari, são 41 escolas públicas com Ensino Médio. O que representa mais de 8 mil alunos matriculados. “Estamos nos aprofundando sobre a nossa atuação”, destaca a coordenadora de Educação, Cássia Benini.
O Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos em que o estudante poderá escolher em qual área quer aprofundar. Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para mil horas anuais.
Detalhes
O novo Ensino Médio contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens. Serão ofertados diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos. Nisto estão inclusos: a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Essas áreas podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir o que oferecer.
Os itinerários são: linguagens e tecnologias, matemática e tecnologias, ciências da natureza e tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, além de formação técnica e profissional.
Cronograma
Pelo projeto do governo federal, há ações previstas para efetivar o Novo Ensino Médio. Por meio de decreto, se orienta os estados quanto aos procedimentos e prazos que deverão ser cumpridos, da oferta dos itinerários formativos e no processo de execução dos currículos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Trata também do prazo de escolha e entrega de materiais didáticos e cronograma de formação para professores, entre outros. Conforme o Ministério da Educação, a readequação das secretarias estaduais, formação de professores e de referenciais curriculares recebe investimento de R$ 70 milhões.