O maior evento poliesportivo do mundo começa nesta sexta-feira, 23, com a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A cerimônia será no Estádio Olímpico, na capital japonesa, às 8h (horário de Brasília).
A festa será mais contida, com a presença se apenas alguns chefes de Estado e convidados reduzido. O estádio não estará cheio como em edições passadas por causa da pandemia. O Brasil terá Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô, como portas-bandeira. Todas as delegações vão desfilar, algumas com menos atletas em função de provas no dia seguinte.
Onde assistir
A Globo terá exclusividade na transmissão em TV aberta. Ele tem os direitos. O narrador Galvão Bueno será o comandante da equipe na cerimônia, que contará com participação de Marcos Uchôa e os ex-atletas Fabi, Daiane dos Santos e Flávio Canto.
Galvão será a grande voz da Olimpíada de Tóquio. Nos canais por assinatura, o SporTV, também do Grupo Globo, terá uma enorme cobertura, com alguns canais à disposição para acompanhar todos os eventos da Olimpíada em 2021.O canal Bandsports, da Bandeirantes, também vai exibir a cerimônia de abertura de Tóquio-2020, assim como todo o evento na TV fechada.
Outros destaques
Além da abertura, o dia será marcado pelas estreias brasileiras no handebol, voleibol de quadra e vôlei de praia. No voleibol de quadra, teremos Lucão. Natural de Colinas, é o único representante do Vale na competição.
As primeiras medalhas serão distribuídas nesta noite e madrugada de sexta-feira para sábado. As modalidades que conhecerão os campeões são carabina de ar 10m feminino, ciclismo estrada masculino, levantamento de peso, pistola de ar 10m masculino e tiro com arco misto.
Disputas pré-abertura
Algumas modalidades iniciaram antes mesmo da abertura. Foi o caso do softbol e também do futebol. No feminino, o Brasil venceu a China por 5 a 0. Já no masculino a seleção venceu a Alemanha por 4 x 2 – três gols de Richarlison e um de Paulinho.
Curiosidades dos jogos
- As mulheres só foram autorizadas a competir nos Jogos Olímpicos em 1900.
- De 1924 a 1992, os jogos de Inverno e Verão ocorriam no mesmo ano. Mas agora, eles acontecem em ciclos separados e alternados a cada dois anos.
- Apenas quatro atletas ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno . E apenas um deles, Christa Rothenburger-Ludinger, ganhou medalhas no mesmo ano.
- Tarzan competiu nos Jogos Olímpicos: Johnny Weissmuller, um -atleta-artista que fez papel de Tarzan em 12 filmes, ganhou cinco medalhas de ouro na natação em 1920.
- De 1912 a 1948, pintores, escultores, arquitetos, escritores e músicos competiam por medalhas em suas respectivas áreas, participando dos Jogos Olímpicos.
- Durante os Jogos de 1936 em Berlim, dois polos-vaulters japoneses empataram em segundo lugar. Em vez de competir pela medalha de novo, eles cortaram as medalhas de prata e bronze no meio e fundiram as duas metades diferentes para que cada um deles ficasse com meia-prata e meio-bronze.