A Sicoob São Miguel foi fundada no oeste de Santa Catarina. A ideia surgiu com 34 agricultores que tinham necessidade de conseguir mais crédito rural. A história foi relembrada pelo presidente da cooperativa Sicoob, Edemar Fronchetti, que participou de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9.
O marco foi 2007 quando a cooperativa recebeu aval para livre admissão de associados. Ou seja, era possível a partir daí prestar serviços para empresas e pessoas de qualquer segmento, independente de ser do setor da agricultura. Desde então, a Sicoob São Miguel se expandiu para as três regiões do Sul, estando presente em 29 cidades e somando mais de 92 mil associados.
Fronchetti explica que a Sicoob São Miguel tem sua carteira de crédito focada para investimentos. “Nosso foco é voltado para a implementação de estruturas na indústria, agricultura e comércio.”
No ano passado os ativos da cooperativa cresceram 40%. Neste ano, nos primeiros seis meses, já atingem 33% de crescimento em relação ao mesmo período de 2020, o que representa mais de R$ 2 bilhões de ativos administrados.
Ouça a entrevista na íntegra: