Em busca da segunda medalha de ouro no futebol, a Seleção Brasileira de Futebol estreia nesta quinta-feira, 22, nos Jogos Olímpicos. A partida contra a Alemanha, às 8h30min, reedita a final dos Jogos de 2016, disputados no Rio de Janeiro.
Sem a presença de Neymar, o técnico André Jardine põe as esperanças em Richarlison, atacante do time principal, e no lateral-direito Daniel Alves, multicampeão por onde passou.
O provável time titular deve ter Santos, Daniel Alves, Diego Carlos, Nino e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Claudinho; Richarlison, Antony e Matheus Cunha.
O jogo de hoje ocorre em um palco especial para o Brasil. Em 2002, a seleção canarinho derrotou os alemães na decisão da Copa do Mundo, com dois gols de Ronaldo Nazário.
Além de Brasil e Alemanha, também estão no grupo Costa do Marfim e Arábia Saudita.
Outros esportes
Além do futebol, o Brasil estará nas águas. Lucas Verthein participará da fase eliminatória do single skiff masculino. Já Ane Marcelle disputará uma vaga à final no Tiro com Arco.
Onde assistir
As Olimpíadas de Tóquio serão transmitidas no Brasil pela Globo, na TV aberta, SporTV e BandSports entre os canais por assinatura.
Curiosidades da Seleção Masculina
- Ao todo, conquistou seis medalhas na competição: o ouro (2016), três de prata (1984, 1988 e 2012) e duas de bronze (1996 e 2008); Sendo que nenhuma outra seleção subiu tanto ao pódio como o Brasil
- O Brasil é o time que mais venceu na história do torneio de futebol masculino: são 34 vitórias em 13 participações;
- É do Brasil também o recorde de gol mais rápido da competição. Na semifinal de 2016, contra Honduras, Neymar abriu o placar aos 14 segundos de jogo;
- O recorde de medalhas de um jogador brasileiro é de Neymar Jr., que tem um ouro (2016) e uma prata (2012);
- Em 1984, a Seleção Brasileira foi aos Jogos Olímpicos com um time formado por atletas do Internacional, como Gilmar Rinaldi, Dunga e Mauro Galvão, que ajudaram o Brasil a conquistar a medalha de prata em Los Angeles.