A partir do próximo ano letivo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Anita Garibaldi passará a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, ou seja, passa a ser gerida pelo município de Cruzeiro do Sul. O pedido de cessão de uso foi feito pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) e imediatamente aceito pelo Estado.
Conforme a secretária, Anelise Assmann, faltam ainda alguns detalhes burocráticos a serem alinhavados, mas é certo que Cruzeiro irá assumir a manutenção deste educandário. “Queremos transformá-la em uma ‘escola polo’, formar uma turma de pré-escola, que hoje falta no centro da cidade, e viabilizar o atendimento dos alunos de pré, 1º e 2º anos, que necessitarem de atendimento em turno integral”, explica a secretária. Assim, a escola irá atender do pré ao 6º ano.
Anelise reforça que, apesar de algumas demandas em termos de funcionários que a escola está enfrentando neste momento, o município irá assumir as atividades a partir do ano letivo de 2022. Quanto ao corpo de funcionários, a secretária explica que quando o município assumir serão mantidos os atuais concursados pelo estado – remunerados também pelo Estado – e, os que faltarem, o município irá colocar e arcar com os vencimentos.
Atualmente a Escola Anita Garibaldi possui em torno de 90 alunos, o que deve aumentar a partir de 2022 com a remodelação que será implantada pela Smece.