A demanda de mão de obra qualificada e específica em algumas áreas faz com que a Universidade do Vale do Taquari (Univates) elabore novas metodologias de formação. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, a vice-reitora Fernanda Pinheiro, destacou o que vem sendo feito para atender a falta de demanda no mercado.
Na última semana, uma reunião tratou sobre o futuro do ensino superior da instituição “Falamos sobre a modelagem dos cursos para que atendam as demandas do mercado. A área de Tecnologia da Informação é uma das áreas que precisa de formação imediata, por exemplo”, comenta.
A formação vem sendo pensada mais para a formação da mão de obra. O modelo de Aula+ possibilita que estudantes também tenham contato de forma mais direta com a prática. No entanto, cursos livres devem ser criados para a formação de mão de obra imediata. “Sem falar nos cursos incompany, pensados para atender demandas específicas das empresas”, diz. Um exemplo para isso é parceria estabelecida com a Cooperativa Languiru para falar sobre a sucessão familiar.
Parceria com escolas
A instituição firmou parceria com três municípios na área da educação. Isso acontece porque a pandemia deixou um déficit na educação e no ensino das crianças, principalmente, na idade de alfabetização. A ideia é que a Univates auxilie na forma de compensação desses ensinamentos que ficaram perdidos.
Ouça a entrevista na íntegra