A poda de árvores próximas à rede de energia elétrica é proposta da RGE aos prefeitos da região para melhorar o serviço. A intenção é reduzir o risco de queda sobre postes e fiação elétrica. Esse assunto pautou reunião mensal do Consórcio Intermunicipal de Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae G8), em Marques de Souza, na sexta-feira, 16.
Os gestores municipais acreditam que os mutirões possam resolver uma parte dos problemas em relação às interrupções prolongadas do serviço. No entanto, não é uma solução quanto à demora no deslocamento de equipes quando falta luz.
Conforme o prefeito de Cruzeiro do Sul e presidente do G8, João Dullius, a reunião avançou em muitos aspectos, mas são necessários mais investimentos por parte da RGE para qualificar a rede de distribuição da região.
“Ficou bem claro que, tanto a concessionária, quanto os municípios, vão contribuir cada vez mais na prevenção de novos incidentes. Precisamos ir na origem do problema”, comenta Dullius, avaliando de forma positiva a reunião.
Servindo de exemplo para os demais municípios, a RGE apresentou o trabalho executado em Boqueirão do Leão durante o mês de junho. A administração municipal cedeu um funcionário e máquina para contribuir na poda preventiva.
De acordo com o prefeito Jocemar Barbon, sem o uso de máquina seria impossível remover árvores de grande porte próximas da rede. “Queremos que a população tenha um serviço de qualidade, pois a falta de energia reflete em outros problemas na comunidade”, comenta o chefe do Executivo.
![](https://grupoahora.net.br/wp-content/uploads/2021/07/divulgacao-reuniao-prefeitos-g8-energia-eletrica--600x450.jpg)
Prefeitos se reuniram com representantes da RGE, em Marques de Souza, cobrando melhorias no serviço (Foto: Divulgação)
Conforme apresentado pelos consultores de negócio da RGE, Umberto Santana e Cristiano Silva, as falhas no serviço muitas vezes ocorrem não por condições da rede, mas sim, eventos adversos que danificam cabos e postes. “Temos autorização ambiental para remover a vegetação em 7,5 metros de cada lado da rede”, explicam.
Desde 2017, a RGE investiu cerca de R$ 100,6 milhões no Vale do Taquari. O valor inclui a troca de 3.681 postes de madeira por concreto e outros serviços. Para 2021, a empresa promete ampliação e reforço na rede de média tensão, atingindo 19,13 quilômetros. Na rede de baixa tensão estão programadas, ou em andamento, 117 obras, envolvendo 64,30 quilômetros.
Obstáculo no campo
A precariedade no serviço de energia elétrica na área de atuação da RGE é um dos gargalos para o desenvolvimento econômico de comunidades do interior, é o que aponta o prefeito de Sério, Sidnei Moisés de Freitas.
Conforme o gestor, produtores rurais das localidades de Sampaio e Arroio Galdino ficam reféns do desserviço da concessionária e impedidos de ampliar a produtividade. “Apesar das melhorias que a empresa fez nos últimos anos, em muitas propriedades a rede não suporta investimentos maiores, a exemplo, aviários”, observa o prefeito de Sério.