Na noite de sábado, 17, a Polícia Rodoviária Federal, em trabalho conjunto com a Rocam da Brigada Militar e o departamento de trânsito de Lajeado, iniciaram a Operação Sossego, com foco em reprimir as aglomerações e perturbações da tranquilidade pública na BR 386, entre Lajeado e Fazenda Vilanova.
Entre o fim da noite de sábado e início da madrugada deste domingo, os policiais e agentes de trânsito se deslocaram a pontos da rodovia em que são recorrentes as denúncias de moradores da região sobre perturbação de sossego e da ordem pública, com som alto, arrancadas bruscas com veículos e desrespeito a trabalhadores locais.
O intuito da ação integrada foi, além de dispersar aglomerações, conscientizar os motoristas e demais pessoas quanto à existência de famílias que residem nas proximidades e são afetadas pelo barulho e pelo desrespeito durante o descanso noturno, assim como sobre as consequências legais de praticar arrancadas bruscas (queima de pneus) e de dirigir após o consumo de álcool.
Durante a ação, foram fiscalizados cerca de 80 veículos e identificadas 150 pessoas, com a aplicação de testes de etilômetro.
Três pessoas foram detidas por porte de drogas, outras três foram autuadas por recusa ao teste de etilômetro e uma pela ingestão de álcool e direção. Dois carros foram recolhidos.