Os alimentos influenciam a saúde emocional das pessoas. A informação foi detalhada pelo médico psiquiatra Olivan Moraes, durante entrevista ao programa A Hora Bom Dia da Rádio A Hora 102.9 na manhã deste sábado, 17.
O profissional destaca a importância dos cuidados preventivos, para que as pessoas não deixem uma doença se instalar no corpo humano para então buscar tratamento.
O açúcar é um destes alimentos que exigem cuidado. O médico explica que a glicose, quando consumida em excesso, pode trazer prejuízos para a saúde. Isso acontece porque com o alto consumo, o corpo humano começa a ficar resistente a ela. Isto pode causar tanto a diabetes, como também doenças neurodegenerativas.
“O açúcar é o alimento mais inflamatório. Se a gente pudesse focar nos cuidados preventivos, é por ele que deveríamos começar”, diz Moraes.
No consultório, o psiquiatra conta que muitas vezes as pessoas não entendem porque estes médicos abordam assuntos relacionados à alimentação. “Parece que é uma conversa em paralelo ao que ele foi fazer lá. Está com um quadro depressivo, e o médico diz a ele que precisa comer diferente. Muitos não entendem”.
Retornos positivos
Muitos dos pacientes que aliam mudanças nos hábitos alimentares com outras mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas, percebem mudanças na saúde. O médico conta que os pacientes ficam surpresos ao perceberem a evolução obtida com os cuidados na quantidade e qualidade dos alimentos consumidos.
As pessoas estão se dando conta que para termos qualidade de vida, precisamos cuidar da alimentação”.
Ouça a entrevista na íntegra: