Lajeado
Com a participação de 27 professores representantes das escolas da rede pública e privada do município, APAE e do Neja Liberdade, o Rotary Club de Lajeado Engenho lançou a 26ª edição do projeto Os Jovens Poetas de Lajeado nesta semana.
No ano passado, o livro não foi publicado, mas uma revista foi lançada em comemoração aos 25 anos do projeto. “Na revista, em cada ano de edição houve a participação de um ou dois poetas que tiveram sua poesia publicada naquele ano. Eles contaram o que o projeto significou em suas vidas e essa experiência. Ficou muito bonita e acabou sendo mais um marco histórico”, destaca o presidente da entidade, Marcelo Mallmann.
Nesta 26ª edição, as escolas já iniciaram as atividades com os alunos, com o estudo e produção de poesias, e desenhos para as séries iniciais. A seleção dos trabalhos será feita pelos professores até o dia 27 de agosto. O lançamento do livro com cerca de 240 poesias está previsto para o dia 11 de novembro em um evento festivo no teatro do Colégio Alberto Torres (Ceat).
Mallmann ressalta a consolidação do projeto na comunidade escolar e diz que a atividade é muito esperada pelos alunos todos os anos. “Sua importância é contribuir para o estímulo à leitura, pensamento e também como experiência de vida. Com a publicação da poesia, além do reconhecimento, o aluno cresce como cidadão”, destaca.
O coordenador da atividade neste ano, Paulo Renato Grewe, enfatiza a contribuição dos professores e das direções das escolas para o livro e diz ser um momento marcante para os alunos. “É uma disputa positiva para serem selecionados, eles querem participar. É uma coisa que vão contar para os filhos depois”, ressalta.
Segundo Grewe, mais de 4,5 mil poemas já foram publicados durante os anos de execução do livro. Todas as escolas do município são convidadas para participar do projeto.