A principal via de acesso ao Parque de Eventos de Lajeado está prestes a ganhar uma nova estrutura. A rua Henrique Eckhardt, que divide Lajeado e Cruzeiro do Sul, tem um projeto para pavimentação comunitária, desenvolvido em conjunto entre os municípios limítrofes.
Em um primeiro momento, esse asfaltamento teria uma extensão de aproximadamente 1,2 km. No entanto, proprietários de áreas de terra na região sinalizaram interesse em levar a obra até o Parque de Eventos, aumentando o trecho para quase dois quilômetros.
Conforme o Secretário de Obras de Lajeado, Fabiano Bergmann, moradores, empresários e poder público já estão na terceira reunião para definir os termos da intervenção. Além do projeto, as prefeituras disponibilizarão a canalização, os materiais para a base do pavimento e o maquinário.
Bergmann destaca que os municípios farão um levantamento dos materiais disponíveis para começar o trabalho. “Como há muito fluxo de veículos pesados, acredito que será feita uma base e uma camada asfáltica em torno de cinco a seis centímetros”, explica.
Por outro lado, a comunidade ficaria responsável pela contratação da empresa que aplicará a pavimentação. Pesquisas de preços preliminares indicam que há um preço de 87 reais pelo metro do pavimento, o que não preocupa Bergmann. “Pelo que conheço a região, não ficaram assustados. Interesse é muito grande deles”, afirma.
O passo seguinte é a assinatura dos contratos, feitos de forma individual com cada interessado. O valor final dependerá da adesão dos moradores, que deverão acertar com a empresa, de acordo com as formas de pagamento e preços apresentados.
Parque de Eventos e crescimento da região
Presidente da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG), Daniel Armindo Becker, monitora a situação da pavimentação da rua, acesso principal ao Parque de Eventos. Ele aposta que a obra será um passo muito grande no desenvolvimento da região. “Empresas também seriam muito beneficiadas com essa pavimentação”, destaca.
A possibilidade da chegada de novos equipamentos habitacionais impulsionará o projeto de reconstrução da via, na avaliação de Becker. “Existe muita especulação imobiliária naquele trecho”.
A pavimentação faz parte de um plano de ampliação do Parque de Eventos. O objetivo de Becker é duplicar o espaço, que hoje tem 110 mil m², para utilização como ambiente multiuso, onde entidades, associações e população poderão usufruir da estrutura.