Município negocia mais cirurgias eletivas

Teutônia

Município negocia mais cirurgias eletivas

Para zerar a fila de espera, governo e Hospital Ouro Branco articulam mutirão de procedimentos em duas especialidades. Cerca de 500 pessoas aguardam atendimento

Município negocia mais cirurgias eletivas
Neste ano, 104 procedimentos foram feitos em Teutônia (Foto: Ramiro Brites)
Vale do Taquari

As cirurgias gerais e de traumatologia devem ser as primeiras a terem a fila reduzida em Teutônia. Ao considerar todas as especialidades, são cerca de 500 pessoas na espera por procedimentos eletivos no município.

Administração municipal e Hospital Ouro Branco (HOB) estiveram reunidos, no início do mês, para acelerar o andamento das cirurgias.

O diretor executivo da casa de saúde, Ademar Marcelo Soares, lembra da limitação de atendimento devido a pandemia, mas diz que a equipe está apta para mais procedimentos. “Estamos em negociação com o governo de Teutônia e demais prefeituras da região”.

O HOB faz 120 procedimentos mensais em pacientes da microrregião que engloba Westfália, Poço das Antas e Paverama. O governo de Teutônia deve encaminhar um acordo para mutirão de cirurgias de hérnia e de traumas no joelho.

“Nós já temos os valores que eles nos repassaram já fizemos as reuniões. Estamos aguardando o recurso de emendas parlamentares entrar na conta do município para batermos o martelo”, salienta a vice-prefeita Aline Kohl.

Uma das promessas de campanha da atual gestão foi resolver a espera por cirurgias eletivas. No início do mandato, eram 525 procedimentos represados.

Diretor do hospital, Adelmo Soares, recebeu o deputado Giovani Cherini (Foto: Ramiro Brites)

Emenda para ecografia

O hospital recebeu ontem uma emenda de R$ 150 mil do deputado federal Giovani Cherini (PL). A verba deve ser empregada em um aparelho para ecografia. Em abril do ano passado, o deputado indicou R$ 100 mil reais para insumos do combate a pandemia.

Após entregar o documento de comprovação da verba ao presidente da Associação Beneficente Ouro Branco, Marco Aurélio Weber, o parlamentar defendeu terapias integrativas e tratamentos preventivos.

Em conversa com o deputado, Weber elencou as principais demandas do hospital. Uma das áreas do centro clínico é alugada e a Associação quer viabilizar uma ampliação da estrutura e acabar com o aluguel.

Acompanhe
nossas
redes sociais