O Departamento do Meio Ambiente de Estrela trabalha para transforma o canil municipal em uma Casa de Passagem Animal. O novo espaço será em área própria da administração, no distrito de Linha Delfina. O novo local terá capacidade de ampliar o número de animais atendidos. Hoje, são 60 cães, na nova estrutura serão em torno de 100.
Em entrevista ao programa Redação nas Ruas da Rádio A Hora 102.9, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, ressaltou que o objetivo é um local que possa se tornar referência em estrutura para municípios da região. Possíveis parcerias com cidades do Vale não são descartadas.
O projeto da área, de dois mil metros quadrados, está em fase de construção. Aspectos ambientais, sociais e de logística são avaliados. O local precisará receber um cortinamento vegetal e muro. Hoje, o canil recebe apenas cães e com a mudança de endereço além deles, passará a receber gatos e cavalos vítimas de abandono ou maus-tratos.
Tanara explica que os cachorros serão separados em baias individuais. A posição solar para a construção da estrutura também é avaliada. Intenção é que espaço com baias seja concluído até o fim do ano. Restante da estrutura deve ser concluída em 2022. O governo busca recursos para a obra.
Muito mais que ampliar a capacidade dos animais, a intenção é possibilitar a castração dos animais com a instalação de uma clínica de castração e um espaço para adestramento. “O espaço possibilitará que as pessoas visitem os animais e conheçam o local.”
A Casa de Passagem Animal terá estrutura para preparar cão, gato ou cavalo para adoção. Sendo assim, poderão passar por adestramento, castração e receber todos os atendimentos necessários.
Feira de adoção
Feira de Adoção está agendada para o dia 24 de junho, a partir das 15h. Haverá momento para adoção, a 5ª edição Cãominhada e show de adestramento de cães.