“Com a duplicação, vamos fortalecer a economia do RS”

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“Com a duplicação, vamos fortalecer a economia do RS”

Cerimônia ontem formalizou início das obras na BR-386, entre Marques de Souza e Lajeado. Diretor-presidente da CCR ViaSul diz que empresa corre para “recuperar tempo perdido” após atraso e entregar trecho duplicado até 2023

“Com a duplicação, vamos fortalecer a economia do RS”
Descerramento de placa alusiva à duplicação marcou cerimônia na manhã de quinta-feira em Marques de Souza (Foto: Mateus Souza)
Estado

“Vamos com tudo para entregar as obras no prazo”. A frase, do diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, mostrou o otimismo de autoridades com o andamento dos trabalhos para duplicação da BR-386. Ontem, uma cerimônia ocorrida em frente ao canteiro de obras da Eurovias, em Marques de Souza, serviu para formalizar o momento que vive a região.

A obra, considerada uma das mais esperadas pela comunidade regional, iniciou há duas semanas, pelo quilômetro 325 da rodovia. E não apenas o Vale do Taquari será beneficiado com a duplicação. “É a obra mais importante em andamento do Rio Grande do Sul”, definiu o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.

Com a duplicação, o escoamento da produção gaúcha pela BR-386 será facilitado. Segundo Camilotti, a CCR ViaSul tem uma “grande responsabilidade” em mãos. “Abraçamos 19 municípios, 428 quilômetros de rodovias e cerca de 35% do PIB do Estado. Com a duplicação da BR-386, vamos fortalecer a economia do Estado”, explica.

O atraso em quase cinco meses no início das obras, devido à trâmites burocráticos no Ibama, não desanimou Camilotti, que acredita ser possível entregar os 20,3 quilômetros duplicados de Marques de Souza a Lajeado até 2023. Mesmo com o mau tempo ontem pela manhã, que inviabilizou a visita de autoridades ao canteiro de obras, as máquinas seguiram trabalhando na rodovia.

Novos investimentos

Para Fábio Mertz, prefeito de Marques de Souza, a duplicação possibilitará ao município um desenvolvimento econômico e social inédito nos próximos anos, ficando menos dependente de Lajeado.

“Hoje nós carecemos de empregos e indústrias. A maior parte da nossa força de trabalho vai para Lajeado, e que bom que eles podem absorver isso. Mas, com a duplicação, com certeza novos investimentos virão, trazendo novos empregos para nossa cidade”, destaca.

Já para Lajeado, Caumo prevê que as obras causarão transtornos “necessários” para a população. “O tráfego vai sofrer grande interferência e nós vamos buscar vias alternativas para causar o menor transtorno possível a todos”, salienta.

Carro de apoio

Durante o evento, também foi lançado o Cali 4 Rodas, veículo disponibilizado pela concessionária para informar e solucionar questionamentos da população das cidades e moradores lindeiros à BR-386.

“Ele não estava previsto no contrato de concessão, mas achamos importante colocá-lo em operação. O Cali vai acompanhar o andamento das obras e servirão para tirar dúvidas da população”, explica Camilotti. Após a cerimônia, Fábio Mertz, fez uma simulação com o engenheiro responsável pelo veículo, que mostrou detalhes da duplicação.

Veículo será utilizado para prestar informações e tirar dúvidas aos lindeiros (Foto: Mateus Souza)

AS OBRAS

  • A primeira etapa de duplicação da BR-386 prevê investimentos na casa dos R$ 250 milhões. Além das novas pistas, serão construídos 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores;
  • Ainda, irá implantar diversos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais;
  • Os trechos passarão por detonação de rochas. Os desvios e demais processos serão comunicados com antecedência pela empresa por telefone, site e aplicativo ou também na Central de Atendimento ao Lindeiro, montado junto à rodovia.

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