Por que você escolheu a educação física como sua área de formação?
Acredito que cada pessoa nasce com um dom. No meu tempo escolar sempre fui incentivado pela minha professora Lia Domingues, em Cachoeira do Sul, a praticar esportes e qualquer atividade física que envolvia movimento. Isso teve um peso significativo quando optei pela Educação Física. Também escolhi esta área por ser uma disciplina que promove sorrisos e alegrias. Me especializei em Recreação e Psicomotricidade e também fiz pós-graduação em Educação Física Escolar.
O que mais te motiva a ministrar aulas de educação física para crianças e adolescentes?
É a evolução dos alunos, seguido pela responsabilidade em saber que a educação física escolar vai além do aspecto físico, da prática. O desenvolvimento da criança acontece por fases. É no período chamado fase fundamental, que corresponde às crianças de 4 a 7 anos, que se desenvolve a coordenação motora, o controle motor que é essencial para o desenvolvimento da escrita, por exemplo. E é aí que entra a parte do professor de educação física. Ele é responsável em desenvolver atividades que estimulam a psicomotricidade do aluno. Quer maior motivação que essa? Saber que você contribuiu para que o aluno escreva sua primeira palavrinha.
Neste período de ensino remoto, que métodos você utilizou para a aprendizagem de seus alunos?
Sempre fui um docente que se coloca no lugar do aluno. Então, quando começamos a ministrar aulas de forma remota, me senti na obrigação, enquanto professor, de ofertar a eles algo atrativo e que os estimulassem a sair do sedentarismo. Acho importante propor práticas inovadoras e diversificadas, para trazermos o aluno para dentro do ambiente escolar. Foi por isso que criei dois projetos, um deles é o Desafio Movimenta Empi, entre os alunos do 7º, 8º e 9º anos.
Como funciona este desafio. Os alunos aderiram à prática?
O aluno baixa um aplicativo que é gratuito e nele marca a distância percorrida, a duração e as calorias gastas com atividades físicas. Ofereci uma premiação para estimular a participação e lancei o desafio a eles. Se o aluno realizasse duas vezes na semana uma atividade física com duração mínima de 30 minutos, ele ganharia cinco pontos. Aí o pessoal se envolveu e começou a praticar. Também fizemos desafios aleatórios, como no Dia das Mães. Eles ganharam pontuação extra. As atividades foram publicadas em um grupo no WhatsApp e no Instagram.
Qual o outro projeto que você desenvolve com os alunos?
Também estamos desenvolvendo um campeonato virtual de embaixadinhas com todos os alunos da escola, tanto no masculino quanto no feminino. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas.