A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), vem apoiando diversos cursos voltados à área do turismo rural. As próximas capacitações a serem iniciadas serão o Programa Turismo Rural e o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação.
O titular da Sedetag, André Bücker, ressalta que a intenção é qualificar e capacitar pessoas para atuarem nesta área, que vem se destacando na região. “Lajeado e o Vale do Taquari são repletos de lugares encantadores, que possuem potencial para turismo e que merecem ser explorados. Muitas pessoas hoje em dia buscam por destinos no interior, que diferem dos tradicionais, para ter mais contato com a natureza e com a cultura local. Além disso, as famílias que exploram esse ramo passam a ter uma nova fonte de renda”, afirmou.
No momento, os cursos em andamento são de Qualificação em Turismo Rural, promovido pela Emater-RS de Porto Alegre, na modalidade à distância, e o Vale + Turismo, um projeto de extensão desenvolvido pelos alunos e coordenado pelos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSul-Lajeado) de consultoria para os empreendimentos que estão na fase de adequação e estruturação para atuar na economia do turismo.
A economista Cláudia Brazil Marques é uma das alunas do curso de qualificação em turismo rural e participa como interlocutora do projeto Vale + Turismo. “Nos permitir aprender e ter a oportunidade para acessar conhecimentos é algo necessário a todo e qualquer profissional. O turismo é um setor complexo e dinâmico. Para atuar é preciso inovar, empreender e aprender sempre. O conhecimento possibilita que as organizações se tornem menos frágeis diante situações adversas e com maior agilidade para se reinventar e seguir em frente”, contou.
De maio a junho deste ano, também ocorreu o Curso de Competências Básicas do Condutor de Turismo de Aventura, ofertado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). A formação reuniu profissionais e interessados em desenvolver novas habilidades para buscar oportunidades para atuar no mercado de trabalho.
Veja abaixo os cursos que serão oferecidos nos próximos dias:
Programa Turismo Rural do SENAR-RS
Produtores e trabalhadores rurais da região que desejam disponibilizar sua propriedade rural para receber visitantes podem se inscrever para participar do Programa Turismo Rural. O programa será realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), com apoio da Sedetag, Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Emater e IFSul
O Programa Turismo Rural iniciará com um momento de sensibilização no dia 20, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, às 13h30min. Não é necessário se inscrever para participar deste primeiro encontro. O momento de sensibilização será para que as pessoas interessadas conheçam mais sobre o propósito do Programa, que é auxiliar moradores e trabalhadores rurais e urbanos a adequarem os seus empreendimentos para atuarem com o turismo rural de forma sustentável, aliados às habilidades e vocações dos empreendedores.
O curso terá dois anos de duração, totalizando 220h. As aulas, que serão presenciais, estão previstas para iniciarem em setembro.
As inscrições para o programa serão realizadas durante a sensibilização, no dia 20. Mais informações com André Buosi no telefone (51) 3982-1242 ou no e-mail comtur@lajeado.rs.gov.br.
Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação
Promovido pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação será voltado para gestores e manipuladores dos serviços de alimentação vinculados ao Comtur. As aulas estão previstas para iniciarem em 09/08, no Parque Histórico de Lajeado.
O curso terá 4 módulos, que abordarão legislação, manual de boas práticas, higienização, armazenamento de alimentos, entre outros conteúdos.
As inscrições para o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação podem ser realizadas pelo e-mail comtur@lajeado.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3982-1242, com André Buosi, até a data de início do curso.