Seminário apresenta caminhos para o turismo regional

Estrela

Seminário apresenta caminhos para o turismo regional

A qualificação da prestação de serviço turístico aparece como prioridade no processo, proporcionando às regiões conhecer o que tem de melhor, para depois buscar investimentos na área

Seminário apresenta caminhos para o turismo regional
O superintendente estadual do IPHAN, Leonardo Maricato, passou por pontos como o Memorial de Estrela (Foto: Jhon Tedeschi)
Vale do Taquari

O turismo voltou à pauta regional. Seminário promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Estrela apresentou novas alternativas para o desenvolvimento da atividade no Vale do Taquari. O painel chamado “Memória e Patrimônio: Oportunidades para o Turismo Rural” reuniu mais de 70 pessoas.

O evento contou com a presença do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no RS, Leonardo Maricato. Os demais palestrantes foram o secretário parlamentar da Câmara Federal, Felipe Diehl, e o prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi.

Maricato elogiou o Vale do Taquari, dizendo que a região é única dentro das suas peculiaridades, sobretudo nas possibilidades de ofertas turísticas. “Nós percebemos aqui uma espécie de turismo que nós não tínhamos visto ainda no estado, com todas as belezas naturais, com tudo que tem a oferecer essa região”, afirmou.

Os aspectos abordados no seminário foram orientações sobre o potencial dos municípios da região na busca por recursos, o case de Ilópolis sobre o trabalho de valorização do patrimônio local e uma palestra detalhando os patrimônios materiais e imateriais como ativos para o turismo e valorização das comunidades.

O trabalho do IPHAN foca nas questões de tombamentos em nível nacional e Maricato estabeleceu um vínculo entre essa atividade e a busca por recursos. “Existem tombamentos de relevância estadual e municipal, que para nós tem o mesmo significado. Se tu fores receber um recurso via emenda parlamentar, vai passar pelo Instituto do mesmo jeito”, explicou.

A qualificação da prestação de serviço turístico aparece como prioridade no processo, proporcionando às regiões conhecer o que tem de melhor, para depois buscar investimentos na área. Na avaliação de Maricato, o turismo é uma indústria limpa, que gera recursos e não traz prejuízos ecológicos para a comunidade.

O Instituto tem como objetivo circular por todo o estado, para auxiliar nas questões de consolidação de patrimônio público e turismo. Para o Vale do Taquari, Maricato recomendou cautela. “Essa qualificação é passo a passo, ela não vai começar no primeiro momento trazendo turistas de toda ordem pra cá. Acredito que o primeiro passo foi dado aqui nesse encontro”, finalizou.

Visitações em pontos turísticos

Depois do seminário no Estrela Palace Hotel, a comitiva seguiu para o Memorial e a Escadaria de Estrela. Outro ponto visitado foi a Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul, local tombado como patrimônio histórico do município. O espaço passa por reformas desde o início de julho e tem previsão de reinauguração para novembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais