Governo estuda implantar 4º ano do ensino médio

Educação

Governo estuda implantar 4º ano do ensino médio

Proposta é analisada pela Secretaria de Educação e intenção é colocá-la em prática em 2022. Medida seria opcional aos estudantes que tiverem interesse e contemplaria apenas escolas da rede pública

Governo estuda implantar 4º ano do ensino médio
Medida do governo gaúcho abrangeria apenas escolas da rede pública (Foto: Arquivo A Hora)
Estado

Está em análise no governo do Estado a possibilidade de implantação de um quarto ano para estudantes do Ensino Médio. A medida seria uma alternativa para reduzir os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos concluintes. A secretária de Educação, Raquel Teixeira, falou sobre a proposta esta semana, durante o seminário virtual “O RS pós-pandemia”.

A intenção do Estado é que o quarto ano seja opcional. Como uma forma de contemplar aqueles que não se sentem preparados para encerrar a trajetória escolar. Também abrangeria apenas a rede pública de ensino, sem envolver as escolas particulares.

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) confirma a proposta, que será alinhada neste semestre, com o objetivo de colocá-la em prática em 2022. “É uma possibilidade que está sendo estudada internamente. É um modelo proposto em virtude da pandemia, para recuperar as perdas de aprendizagem”, consta no documento.

Também é avaliado o tempo de implementação do quarto ano. Deve ser levado em consideração o período em que as aulas ocorrem de forma remota. “Se é um, dois, ou três anos, ainda não está definido. Mas é uma ação de apoio para esses estudantes concluintes, que tiverem a necessidade de reforçar o estudo”, destaca a nota.

Mercado de trabalho

Diretor do Castelinho, uma das maiores escolas públicas da região, Marcos Dal Cin considera a iniciativa do governo como positiva. Porém, diz que é difícil avaliar a proposta, que ainda carece de maior detalhamento por parte do Piratini, e que também dependerá do desejo do aluno.

“Seria bom, mas temos que avaliar também se o aluno quer permanecer. Quem está no terceiro ano hoje já quer ingressar no mercado de trabalho para ter a sua renda própria. São alunos que estão com 17, alguns com 18 anos ou mais”, comenta.

Segundo Dal Cin, muitos alunos de turmas de terceiro ano hoje estão estagiando ou estudam à noite para trabalhar durante o dia. “Impactaria muito, também para aqueles que buscam uma universidade federal, ou um curso técnico”, salienta.

Reforço em disciplinas

Além da implantação do quarto ano no ensino médio, a Seduc avalia também ampliar a carga horária das disciplinas de língua portuguesa e matemática na rede pública de ensino.

Cada uma das disciplinas deve ganhar duas horas a mais dentro da grade curricular. A medida vale tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental.

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