Quando iniciou no Pole Dance?
Tive o primeiro contato com a modalidade em um congresso que participei em São Paulo, em maio de 2015. Em meio à cursos na área da educação física, me chamou atenção o do Pole Sport, uma das vertentes do Pole Dance. Busquei saber mais e decidi fazer a capacitação. Então, ele entrou de vez na minha vida em setembro de 2015, quando fiz o curso em Caxias do Sul.
Quais as suas primeiras impressões?
Até ver e ter o primeiro contato, não imaginava que fosse uma modalidade tão completa. O Pole Dance une a dança e a força, sendo uma atividade muito prazerosa.
O que ele representa para ti?
Quando fiz a primeira capacitação não imaginava a proporção que tomaria. Hoje sou completamente realizada profissionalmente, pois trabalho dentro da minha área de formação e com o que mais amo. Sou muito grata a esta modalidade que me ensina muitos valores e me motiva a não desistir do que quero.
Como foi se tornar instrutora?
A decisão de virar instrutora de Pole Dance foi uma consequência dos treinos. Em um primeiro momento, após minha primeira capacitação, instalei uma barra em casa para poder seguir com os treinos. Aos poucos as pessoas foram sabendo e me chamando para dar aulas. Assim, decidi abrir o meu próprio estúdio, em março de 2016.
Quais os maiores benefícios proporcionados pelo Pole Dance?
Ele é uma atividade super completa e desafiadora. Os benefícios são muitos, tanto para o corpo, quanto para a mente. Entre eles destaco a força, flexibilidade, consciência corporal, correção postural e emagrecimento.
Qual o momento que mais te marcou?
Tive muitos momentos marcantes desde que decidi trazer o Pole para a região. Mesmo existindo esteriótipos com a modalidade, sempre foi muito bem aceita e elogiada. Um dos momentos que destaco foi uma apresentação em uma festa particular de casais. A anfitriã me convidou para uma performance e eu estava nervosa, pois nunca tinha realizado isto antes. Ao final, ainda nervosa, recebi muitos elogios e agradecimentos pelo momento. No decorrer da festa fiquei ensinando movimentos para as mulheres e homens que estavam presentes. Todos se divertiram e ainda consegui algumas alunas.
Acredita ser também um instrumento de empoderamento feminino?
Hoje já posso falar com mais precisão do impacto que esta modalidade tem na vida das pessoas. Um dos benefícios é, sem dúvida, a autoestima. E com ela o empoderamento feminino. O Pole Dance é uma terapia que emerge o lado mais confiante da mulher. Junto com a dança vem a aceitação positiva da imagem corporal. Não existe corpo perfeito para praticar o Pole Dance, cada aluna irá respeitar o seu próprio limite e mesmo assim realizará movimentos incríveis.