Madre Bárbara alia teoria e prática para novo ensino médio

EDUCAÇÃO

Madre Bárbara alia teoria e prática para novo ensino médio

Diretora fala como metodologia será aplicada em sala de aula. Além disso, a partir desta terça-feira, colégio terá quadro na Rádio A Hora para falar sobre os processos de aprendizagem

Madre Bárbara alia teoria e prática para novo ensino médio
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari

As novas diretrizes para o ensino médio começam a valer no próximo ano. No colégio Madre Bárbara foram discutidas novas alternativas para esse ensino que deverá aliar teoria e prática. Fato que contribuirá na formação do aluno para que ele tenha instruções suficientes para se conhecer e com isso seguir seu caminho.

A diretora Maria Elena Jacques participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9 para falar sobre o trabalho desenvolvido para o novo ensino médio. O que motivou, segundo ela, é o contato direto com estudantes que possibilitou, muitas vezes, ver suas incertezas e preocupações com decisões. “Estávamos sentindo que as necessidades, o olhar e o visionário estavam engessados. Precisávamos trazer nosso aluno para ser protagonista, a ser ele o construtor dessa intervenção do saber, do interesse que tinha a frente para o projeto de vida.”

Uma das grandes consequências provocadas pelo novo ensino médico é a redução das horas-aulas que passará de 36 para 18. Em contrapartida, um trabalho itinerário será feito afora o horário para o desenvolvimento de saberes e habilidades. “Nós temos que quebrar os paradigmas do conteúdo. Lá vamos incorporar o conhecimento e aperfeiçoar.”

Faz parte dessa nova proposta pedagógica para o ensino médio, que inicia com estudantes do 9º ano, o projeto “Vem ser Educação” que terá quadros com duração de cinco minutos dentro do programa Frente e Verso, nas terças e quintas-feiras. Momento em que os ouvintes poderão conhecer as atividades desenvolvidas pelo Madre Bárbara, projetos e ações que fazem com que a educação seja referência.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais