A Universidade do Vale do Taquari (Univates), por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolve uma parceria envolvendo um acordo de cooperação com o município de Bom Retiro do Sul.
Recentemente foi lançado um concurso para seleção dos melhores trabalhos dos estudantes dos componentes curriculares de Atelier Integrado IX e de Requalificação Urbana, disciplinas do bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é o desenvolvimento de propostas referentes à identificação dos bens patrimoniais de valor histórico, arquitetônico e cultural da cidade Bom Retiro do Sul, com vistas a sua proteção e à valorização da cultura local, bem como à promoção do turismo e dos potenciais de desenvolvimento econômico local sustentável.
O concurso prevê premiações para os melhores trabalhos e menções honrosas. A entrega final das propostas e divulgação dos projetos vencedores está prevista para o final de julho, conforme edital divulgado para as turmas envolvidas. A comissão julgadora que fará a seleção dos melhores estudos é composta por Fernanda Antônio, Graziela Draghetti, Alexandre Pereira Santos, Carlos Henrique Dullius e pelo prefeito Edmilson Busatto.
O projeto estimula benefícios bilaterais: os estudantes desenvolvem propostas considerando casos reais, mantendo contato com a população, e a prefeitura recebe todos os estudos ao final, o que possibilita pensar novos elementos sobre os temas do município, como patrimônio, mobilidade e turismo.
A iniciativa é fruto da curricularização da extensão na Universidade, quando se desenvolvem ações de extensão universitária dentro dos componentes curriculares dos cursos da Univates. “Nesse processo, foi fundamental o papel de todos os estudantes dos componentes curriculares envolvidos, pois os estudantes estão no centro do processo da curricularização da extensão”, destaca um dos professores envolvidos, Marcelo Arioli Heck.
No acordo com Bom Retiro do Sul está prevista ainda a integração com o projeto de Extensão Patrimônio Vivo, também do curso de Arquitetura e Urbanismo, que realizou, junto com os estudantes, entrevistas com a população da cidade. Trata-se de um trabalho coletivo no qual participaram, por parte da Univates, os professores Augusto Alves, Jauri Sá e Marcelo Heck, além das arquitetas colaboradoras do Semeia Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) Vitória Krey e Bruna Ruthner.