Aos 99 anos, faleceu nesse domingo, 11, em Encantado, o último sócio-fundador em vida da Cooperativa Dália Alimentos. Após uma vida quase centenária, Rogero Togni, fica na história da cooperativa que ajudou a fundar no ano de 1947 e permanece na lembrança das famílias.
Associados e funcionários da Dália, por meio do presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, se solidarizam à família.
“Perde-se um pouco da história viva de um fundador, mas ao longo destes anos ganhamos capítulos importantes vividos e lembrados pelo senhor Rogero, que relatava com detalhes a sua história de trabalho e amor pela Dália”, expressa Piccinini.
Protagonista e homenageado pela sua história de desbravar e ser um dos “Destemidos”, título que leva o livro sobre a história da cooperativa lançado no 70º aniversário da Dália Alimentos, em 15 junho de 2017, oportunidade em que Rogero e o saudoso Albino Dalla Vecchia, que também faleceu aos 99 anos, no dia 22 de maio de 2018 – únicos dos 387 sócios-fundadores sobreviventes da fundação – estiveram presentes.
Rogero foi casado com Adélia, que faleceu no dia 16 de julho de 2018, aos 94 anos, é pai de Maria Heloisa, Maria Helena, José Fernando, Leonir, Neri, Nedi e Benito. Em nome da família, o genro Antônio Alberto Lucca, descreveu o sogro.
“Um senhor quase centenário, nascido em Roca Sales, último associado-fundador em vida da Cooperativa Dália Alimentos, forjado no contínuo, duro e braçal trabalho agropecuário, à época sem tecnologia, porém, um homem de atitudes cristãs e sempre de bem com o mundo. Teve uma passagem marcante, de plenitude e paz, e agora está nas alturas, junto ao Criador, para outras missões especiais”, comenta Lucca.