A convenção coletiva para os trabalhadores do comércio varejista (lojas) das cidades de Teutônia, Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante e Westfália prevê reajuste salarial de 6,22%, que este ano será pago em duas parcelas. Com isso, o piso salarial passa a ser de R$ 1.439,82. O acordo é válido de março de 2021 a março de 2022.
Para os empregados nos serviços considerados essenciais os aumentos serão de 5% em março e de 1,22% em setembro. Já para quem trabalha nos estabelecimentos considerados não essenciais, os aumentos serão de 3,11% em março e de 3,11% em setembro. As diferenças salariais referentes ao aumento de março deverão ser pagas junto ao salário recebido em agosto.
“Foi uma grande vitória da categoria a manutenção de todas as cláusulas sociais, infelizmente a situação da pandemia em março e abril adiou o fechamento do acordo, mas conseguimos manter todos os nossos direitos conquistados na convenção explica o presidente do Sindicomercários, Raul Cerveira.
Além do reajuste salarial, a convenção prevê a manutenção das cláusulas sociais do Auxílio Creche, Quebra de Caixa, de 10% do salário pagos a quem exerce a função de caixa e Quinquênio, de 2% a cada cinco anos de trabalho na mesma empresa.
Auxílio Creche
O auxílio creche, de 7% do valor do piso da categoria pago as mães trabalhadoras com filhos entre 4 meses a 5 anos. O benefício é acumulativo e quem tem mais de um filho na faixa de idade do auxílio recebe mais de um benefício.
As mães que já estão recebendo o auxílio e possuí filhos entre cinco e seis anos de idade no momento da assinatura da convenção continuarão a receber o benefício até a criança completar o sexto ano de idade.