O setor calçadista brasileiro indica uma sensível recuperação nos embarques de calçados no primeiro semestre de 2021.
Conforme dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), as exportações somaram US$ 389 milhões no primeiro semestre, geradas pela comercialização de 57 milhões de pares.
As altas são de 17,7% em receita e de 32,3% em volume no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando o mundo conheceu a pandemia. Já no comparativo com o período pré-pandêmico, no primeiro semestre de 2019, ocorreram quedas de 19% em receita e de 0,3% em volume.
Pavilhão da Agricultura Familiar deve contar com até 180 estandes na Expointer
O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer 2021, prevista para o período entre 4 e 12 de setembro, em Esteio, no formato presencial, pode contar com até 180 estandes em 7 mil metros quadrados de área.
O número, sugerido pela Secretaria Estadual da Saúde nesta semana, é menor que os 316 espaços ocupados na edição de 2019, mas maior que os 52 de 2020, quando a feira foi digital e as vendas ocorreram apenas no formato drive-thru.
Ainda está em análise a possibilidade de haver uma nova edição desse serviço de entrega. A confirmação vai ser divulgada nos próximos dias, junto com o número final de expositores.
Produção gaúcha de azeite de oliva recupera perdas e tem volume histórico
Região de destaque no cultivo de oliveiras no país, o Rio Grande do Sul retomou nesta safra os patamares de 2019 na produção de azeite. Segundo estimativa da Secretaria da Agricultura, os 202 mil litros do produto, processados por 15 indústrias em 11 municípios, são um volume histórico para o Estado. E correspondem a quatro vezes mais do que o do ciclo de 2020 (48 mil litros), prejudicado pelas ondas de calor no inverno e por chuva na primavera do ano anterior.
Do total de pomares cultivados no Estado, 35% estão em idade produtiva, quando a oliveira tem por volta de quatro anos. O que traz a possibilidade do avanço da produção de azeite de oliva.
Grupo de trabalho com Famurs e Piratini irá debater a privatização da Corsan
Durante reunião na Casa Civil, nesta sexta-feira (9) foi criado um grupo de trabalho para debater e detalhar o projeto de privatização da Corsan nos municípios gaúchos. Composto pela Famurs, Corsan e Governo do Estado, o grupo terá a sua primeira reunião nas próximas semanas.
O anúncio foi feito pelo secretário-Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e pelo presidente da Federação e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.
A criação do grupo veio de um pedido realizado pelo presidente da Famurs ao governador Eduardo Leite durante a posse da nova diretoria da entidade.
Atualmente, 316 municípios gaúchos possuem seus serviços de saneamento prestados pela Corsan, cuja média de esgoto tratado atinge apenas a 17% das unidades.
Bolsonaro exalta potencial do grafeno durante feira em Caxias do Sul
O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira à tarde da inauguração oficial da primeira planta de grafeno em escala industrial do Brasil e da 1ª Feira Brasileira de Grafeno, que segue até o dia 16 de julho, na Universidade de Caxias do Sul.
Depois do evento em Caxias do Sul, o presidente seguiu para Bento Gonçalves. Neste sábado (10), Bolsonaro terá agenda em Porto Alegre, com encontro com empresários e motociata no começo da tarde.
Em pronunciamento, Bolsonaro lembrou o início do seu envolvimento com o grafeno, quando foi visitar a extração do minério em Miracatu (SP), e levou a ideia de exploração à Universidade Mackenzie.
Ele revelou ainda que, durante a visita à exposição, sugeriu o desenvolvimento de uma super bateria para reduzir a atual importância dos combustíveis fósseis.
Pacheco diz que não aceitará retrocesso à democracia após manifestações de militares e Bolsonaro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), subiu o tom nesta sexta-feira (9) e afirmou que não aceitará retrocessos à democracia do país, em resposta às manifestações de militares sobre a CPI da Covid e às ameaças do presidente Jair Bolsonaro contra o processo eleitoral e democrático.
Pacheco falou à imprensa horas após Bolsonaro ter afirmado, sem apresentar nenhuma prova, que a fraude eleitoral está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Bolsonaro ainda atacou o presidente da corte eleitoral e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, a quem chamou de “idiota” e “imbecil”.
Deputado afirma que Luis Miranda gravou conversa com Bolsonaro
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) afirmou nesta sexta-feira, 9, que foi gravada a conversa entre o deputado Luis Miranda (DEM-DF), o servidor público Luis Ricardo Fernandes Miranda e o presidente Jair Bolsonaro, no dia 20 de março. Em uma publicação no Twitter o petista escreveu que “são 50 minutos de muita informação e baixaria”. A pessoas próximas, Pimenta disse que Miranda exibiu um trecho da gravação a um grupo restrito de parlamentares, em Brasília. Auxiliares de Bolsonaro têm certeza de que existe esse áudio e temem os desdobramentos da crise.
Segundo o site O Antagonista, o presidente não teria mencionado apenas o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas-PR), como responsável pelo esquema de corrupção que envolveu o contrato de compra da vacina indiana Covaxin. O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas, também teriam sido mencionados. Os três formam o núcleo do Centrão, bloco que sustenta Bolsonaro no Congresso.