Regras e humanização

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Regras e humanização

Vale do Taquari

Uma regra imposta aos comerciantes da rua Júlio de Castilhos, a principal via de comércio na cidade de Lajeado, pode inviabilizar algumas inovações no concorrido centro comercial. O assunto é espinhoso. Em determinados casos, a lei exige dos empreendimentos a presença de vagas privadas de estacionamento. O objetivo é assegurar espaços disponíveis aos veículos para acompanhar o crescimento do principal município do Vale do Taquari. Mas a regra tem inviabilizado propostas interessantes de humanização da área central. Já houve flexibilização para prédios históricos. Logo, é preciso debater e redescobrir um denominador comum para o imbróglio.

Há denúncias, por exemplo, contra um empreendimento que utilizou o acesso às poucas vagas privadas para implantar um espaço de convivência na fachada do imóvel. Em tese, e de acordo com o projeto aprovado pela Secretaria de Planejamento, o espaço destinado ao acesso dos veículos não poderia receber a intervenção do deck. Mas aí surge um dilema. As regras que já estão postas devem ser cumpridas, é claro, mas os recorrentes debates sobre “cidades inteligentes” apontam para a necessidade de criarmos e fomentarmos espaços mais humanizados e com menos carros. Enfim, é um tema interessante para o debate entre os especialistas.

Judiciário digitalizado

O roteiro de visitas para tratar da digitalização dos processos físicos pelas comarcas do interior do estado foi finalizado nessa quarta-feira. A 1ª Vice-Presidente do TJRS, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, visitou as Comarcas de Montenegro e Lajeado. O objetivo é conversar com servidores e magistrados sobre o projeto da digitalização. E a Desembargadora destacou que a unidade lajeadense já tem 100% dos processos pré-cadastrados, “aguardando apenas a definição da data e da empresa para iniciar os trabalhos”.

UTI Pediátrica

A luta pela manutenção da UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born (HBB) segue nos bastidores e, nos próximos dias, um grupo de agentes públicos vai tornar ainda mais pública essa batalha. A iniciativa possui um bom número de adeptos em Lajeado, a cidade sede da entidade de saúde, mas também se espalha com velocidade para outros municípios. Já foram registradas manifestações oriundas, por exemplo, das câmaras legislativas de Encantado e Estrela. Mas o grupo quer mais. A luta precisa ser essencialmente regional. Caso contrário, a derrota é praticamente certa.

Inovação

O governo de Encantado abriu processo licitatório no início do ano para comprar equipamentos e móveis para o Departamento de Inovação e Tecnologia. Serão investidos pouco mais de R$ 28 mil em um primeiro momento. Mas, e de acordo com o desejo do saudoso ex-prefeito Adroaldo Conzatti, o objetivo do Executivo ainda é criar uma Secretaria de Inovação.

Concessão + Articulação

A iminente concessão das rodovias gaúchas à iniciativa privada tem gerado mal estar entre alguns gestores municipais. Nos bastidores, a impressão é que muitos agentes públicos tentam “puxar a brasa para o seu assado” e não pensam no desenvolvimento regional. Da mesma forma, é visível a maior habilidade de articulação de alguns gestores municipais em relação aos colegas. Na linguagem popular, tem prefeito “dormindo no ponto”. Resta saber qual será o papel e os posicionamentos das entidades. Com a palavra, CIC/VT, Amvat e Codevat.

Bolsonaro no Vale?

O presidente Jair Bolsonaro chega hoje ao Rio Grande do Sul. No sábado, ele deverá participar de uma “motociata” pelas ruas e rodovias de Porto Alegre e Região Metropolitana. Um roteiro prévio foi divulgado. O trajeto deve cruzar as BRs 290, 116, 386 e 448. A agenda do chefe da nação em solo gaúcho também prevê visitas às cidades serranas de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. E a pergunta é: bolsonaristas da região também articulam uma visita do “Mito” ao Vale do Taquari?

UTL

O governo de Estrela firmou contrato com a SL Engenharia e Assessoria Ltda para efetivar um “projeto de reestruturação da Usina de Tratamento de Lixo (UTL). O acordo foi assinado no dia 10 de junho.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais