“Mudar a praça de pedágio precisa ser vantajoso para a região”

CONCESSÃO DAS RODOVIAS

“Mudar a praça de pedágio precisa ser vantajoso para a região”

Secretário Extraordinário de Parcerias do RS fala que modelo de free flow não será possível nos primeiros anos de concessão, pois não há legislação para o modelo. Melhor alternativa, segundo ele, é manter modelo atual

“Mudar a praça de pedágio precisa ser vantajoso para a região”
Vale do Taquari

O processo de concessão de rodovias e o sistema de pedágios adotado foi pauta de entrevista com o secretário Extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, na manhã desta sexta-feira, 9, no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9.

A região já passou pelos processos de apresentação do projeto. Na próxima será feita a audiência pública sobre o modelo de concessão. Um dos grandes impasses envolve as praças de pedágio no Vale do Taquari. “A grande questão é que temos que olhar não só quem está sendo beneficiado, mas também quem será prejudicado. Trocar a praça de local precisa ser vantajosa para a região do que manter no mesmo local.”

Em conversa com as concessionárias constatou-se que nenhuma entraria no processo de free flor porque não existe regulamentação para o modelo. “Neste momento as empresas não veem a viabilidade. Lá na frente, quando houver a regulamentação federal, teremos condições de aplicar”, ressalta. O contrato de concessão prevê a mudança no modelo do pedágio.

A intenção, conforme Busatto, é deixar o mesmo sistema até que haja uma regulamentação do free flow. “A decisão a ser tomada é fazer a projeção de transição lá na frente, mas lançar o edital. Ou aguardar e não ter os investimentos neste período. O melhor é manter o modelo atual e prever a transição no máximo cinco anos.”

O modelo de outorga também é motivo de debate no Vale do Taquari e em outras regiões. Busatto adianta que um encontro com o governador Eduardo Bolsonaro para avaliar a demanda. Existe a possibilidade de retirar o limite de desconto. Há possibilidade de utilizar o valor do ISS arrecadado pelo pedágio para repassar os municípios e pagar essa tarifa para trabalhadores que utilizam dia a dia e estudantes.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais