Jovens vencem desafio de inovação

Competição

Jovens vencem desafio de inovação

Alunos do Senai de Lajeado projetaram solução para gargalo na linha de produção de empresa de alimentos. Produto será desenvolvido até novembro

Jovens vencem desafio de inovação
Cerimônia na quinta-feira homenageou alunos do Senai Lajeado pela conquista (Foto: Ramiro Brites)
Lajeado

Tornar mais ágil o processo de encaixotamento de embalagens de pastilhas. Essa é a função do protótipo desenvolvido por quatro jovens aprendizes, de 16 a 18 anos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lajeado. Eles foram desafiados a solucionar o problema apresentado pela Docile Alimentos.

Os alunos receberam ontem uma homenagem por terem vencido, na última semana, o Grand Prix Senai de Inovação. Durante dois dias, os estudantes desenvolveram uma tecnologia para otimizar a linha de produção de balas de menta. A máquina projetada foi nomeada de “Automaticandy”.

A equipe participou de uma competição com 13 unidades do Senai do RS. Cada escola recebeu a missão de resolver um gargalo da produção de uma indústria local.

“Os alunos foram selecionados pelo conhecimento e comportamento. São as duas grandes forças que as empresas exigem dos profissionais”, avalia o gerente do Senai Lajeado, Jerry Hibner.

Em segundo lugar ficou a escola de Farroupilha, que produziu um mecanismo para aproveitamento de resíduos têxteis, e o Senai de Montenegro e Triunfo foi o terceiro, com um sistema de limpeza automática.

SAGA SENAI DE INOVAÇÃO

O Grand Prix de Inovação faz parte de um projeto do Senai nacional. O protótipo dos estudantes de Lajeado será desenvolvido até novembro, para concorrer no Desafio Senai de Projetos Integradores. No ano seguinte, o projeto pode concorrer no Inova Senai.
As três competições tem etapas estadual e nacional. Ao vencer a etapa estadual, a equipe lajeadense se credenciou para disputar com escolas de todo o país.

Acompanhe
nossas
redes sociais