Doses de otimismo

Editorial

Doses de otimismo

Doses de otimismo
Vale do Taquari

A vacinação contra a covid-19 no Vale do Taquari entra em ritmo promissor. Conforme a plataforma criada pelo Estado para acompanhar o avanço da imunização nas cidades gaúchas, a média estimada de pessoas que completaram o esquema vacinal nos municípios da região é de 22,9 %.

Em Lajeado, por exemplo, os últimos dias foram de grande procura pelo imunizante. Apenas na quarta e quinta-feira desta semana, foram mais de 2,5 mil aplicações, incluindo primeiras e segundas doses, além da dose única da Janssen. A quantidade só não foi maior porque acabaram os imunizantes.

O movimento intenso demonstra o interesse da população em se proteger contra a doença que assombra a humanidade desde o fim de 2019. À medida que a imunização progride, cresce a esperança da sociedade em ver superado o período tão adverso provocado pelo coronavírus. Além da preservação de vidas, a retomada plena das atividades depende do avanço da imunização.
A experiência internacional revela que é possível projetar uma devolução, ainda que parcial, da normalidade da vida social.

Eventos esportivos e espetáculos artísticos com a presença de público já são realidade em localidades que estão em estágio mais à frente da imunização em relação ao Brasil. Ainda que o surgimento de novas variantes inspirem preocupação e cautela, apenas com a população vacinada será possível vislumbrar um cenário de maior tranquilidade.

É animadora a possibilidade de que toda a população gaúcha adulta receba pelo menos a primeira dose até 20 de setembro, conforme anunciado pelo governo do estado.

ale destacar que os reflexos do avanço do processo imunizatório já começam a ser sentidos. Ontem, Lajeado possuía um dos mais baixos índices de casos ativos: com 112. Nos momentos mais críticos da pandemia, essa quantidade chegou a superar a marca de mil casos. Internações hospitalares e óbitos também estão em queda. Ao que tudo indica, os piores períodos passaram.

Acelerar a vacinação é certeza de reduzir óbitos e a demanda hospitalar, bem como condicionar, o quanto antes, a recuperação econômica. Ao redor do mundo, países que estão com a imunização avançada experimentam uma nova conjuntura. Importante que se mantenha a regularidade na distribuição de novas remessas para que o Brasil consiga virar essa página.

Acompanhe
nossas
redes sociais