Meias, pantufas, toucas, pijamas, mantas e cachecóis Essas são algumas peças de roupas pedidas por idoso nesse inverno. Por meio de cartas, eles pedem itens que gostariam de receber e são atendidos por um grupo de voluntários da região. Casas de idosos em Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Santa Clara do Sul e Venâncio Aires já foram atendidas pelo projeto.
A ideia surgiu no Natal do ano passado, e foi estendida para este inverno. “Crianças sempre são lembradas, ganham brinquedos, roupas, balas, e acredito que os idosos às vezes são esquecidos”, diz a coordenadora da ação, Eloisa Menin Scheffer. Por isso a escolha das casas de idosos.
Com as restrições da pandemia e sem possibilidade de visitas nos lares, o projeto também busca levar carinho e amor, mesmo com o contato fora do portão. Este ano, 75 idosos já foram presenteados pelos voluntários.
Entre o trabalho, o estudo e a família, eles encontram tempo para fazer o bem. O sorriso no rosto de quem recebe as doações é o que recebem em troca. “O que nos motiva é isso. E ver a gratidão deles e das pessoas que trabalham nos lares, por saberem que lembramos deles”, conta Eloisa.
Ela também destaca a importância da ajuda da comunidade que acolhe as cartas e compra as peças de roupas. “Somos um grupo, mas sem a ajuda das pessoas não haveria campanha”, ressalta. Eloisa já havia doado produtos de limpeza e outros itens antes, mas essa foi a primeira grande campanha com a ajuda de outros voluntários que convidou.