A professora Adriana Isabel Zanatta Vettorello é a nova secretária municipal da Educação de Lajeado. Na próxima segunda-feira, 12, Adriana assume de forma oficial a titularidade da secretaria. Nesta sexta-feira, 09, ela encontrou-se com o prefeito Marcelo Caumo na Prefeitura de Lajeado e participou da reunião semanal da equipe de secretários municipais.
“Estou dividida entre dois sentimentos: felicidade pelo reconhecimento e confiança no meu trabalho, e acima de tudo um voto de credibilidade aos professoras municipais, mas também ansiedade porque é um grande desafio estar à frente da Educação. A Educação impacta diretamente na vida das famílias e de toda a comunidade. Minha experiência na rede me permite conhecer o dia a dia das escolas e dar continuidade aos bons projetos que vem sendo desenvolvidos, bem como me colocar como parceira e facilitadora da Educação Municipal de Lajeado. Acredito que a educação é um ‘poder saber’ e um ‘saber fazer’ E este movimento é primordial para uma escola comprometida com a construção de uma sociedade sadia, democrática, com formação para a cidadania. Uma escola que entenda o aluno como ser integral. E que, ao mesmo tempo, possa trabalhar a relação escola-aluno-família, e nesse contexto pautar as suas ações” disse Adriana.
Natural de Lajeado, Adriana tem 53 anos e reside no município. Formou-se em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Taquari (Univates, na época Fates) e tem pós-graduação em Leitura e Ensino Básico pela mesma instituição e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Servidora municipal há 27 anos, é casada e mãe de três filhos. Iniciou sua docência em 1994 na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello de Forquetinha, atuando como professora, supervisora, vice-diretora e diretora. Já na EMEF São Bento, entre os anos 2001 e 2013, Adriana foi supervisora e diretora da Escola.
Em 2014, retornou para a sala de aula como professora de Língua Estrangeira/Inglês na EMEF São João e na EMEF Vitus André Mörschbächer. Em 2016, em razão do afastamento da diretora da EMEF Vitus, foi convidada para assumir o último ano de mandato da mesma. Em 2017, assumiu a direção por meio de um processo de eleição, onde permanece até o momento.
Adriana assumiu o cargo de secretária municipal no lugar da professora Vera Plein, que respondia pela pasta desde 2017.