A região de Arroio do Meio vai contar com uma corporação de Bombeiros Voluntários Civis. Na última terça-feira, 5, ocorreu a assembleia para oficializar a Associação de Bombeiros Voluntários de Arroio do Meio (Abvam).
O ato foi na câmara de vereadores e definiu o coordenador da Defesa Civil, Cristian Perin, como o presidente da ABVAM. O projeto conta com o auxílio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Lajeado e da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul).
A Abvam conta com uma sede provisória, no bairro Medianeira. Na avaliação de Valdecir Crecencio, também coordenador da Defesa Civil, o local não é adequado para o armazenamento dos materiais. “Posteriormente queremos ir para uma sede própria, com condições de abrigar a corporação”, afirma.
A ideia de ter um corpo de bombeiros civil em Arroio do Meio surgiu a partir das últimas cheias. Em março deste ano o projeto começou a ir para o papel. “Identificamos a necessidade de criar mecanismos que auxiliem nos momentos de calamidade pública, como enchentes e desabamentos, além das questões de primeiros socorros”, pontua Crecencio.
No planejamento da associação está uma chamada pública para pessoas da comunidade que queiram prestar voluntariado. Posterior a isso, os interessados devem fazer até o final do ano um curso de formação e capacitação, oferecido pela Voluntersul e pelos Bombeiros Voluntários de Teutônia.
Crecencio valoriza o suporte de todas as entidades envolvidas no projeto. “Não há uma briga entre poderes, é uma construção conjunta para atender melhor a comunidade e alcançar um serviço mais qualificado”, justifica.
Esta é a terceira corporação de bombeiros civis do Vale do Taquari. Arroio do Meio se inspira nos cases de sucesso de Teutônia, Imigrante e Colinas (Imicol). Para isso, o presidente Perin conta com o apoio inclusive do empresariado local. “É um desafio novo para nós, na primeira vez que está em Arroio do Meio um projeto de Bombeiros Voluntários”, afirma.
Atividade em processo de legalização
No último dia 24 de junho a Comissão de Segurança de Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei complementar 143/2020, que regulamenta as atividades dos Bombeiros Voluntários. O tema agora está em análise pela Comissão de Assuntos Municipais.