7 notícias: INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefício

Destaques da manhã

7 notícias: INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefício

Confira notícias que são destaque na manhã desta quinta-feira

7 notícias: INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefício
Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Brasil

O INSS divulgou uma nota na qual alerta que golpistas têm se aproveitado das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. “As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o instituto.

Tentativas de golpe podem ser denunciadas por meio da ouvidoria do INSS, no endereço da Controladoria-Geral da União, ou pelo telefone 135. Vítimas de golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco por meio do qual é pago o benefício.

Para evitar cair em golpes desse tipo, o INSS sugere que o beneficiário mantenha seus dados de contato sempre atualizados, o que pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.


Ex-diretor do Ministério da Saúde, Roberto Dias, deixa a delegacia em Brasília após pagar fiança

O ex-diretor do Ministério da Saúde, Roberto Dias, preso por decisão da CPI da Pandemia, pagou fiança no valor de R$ 1.100 e foi liberado pela Polícia Legislativa por volta das 23h desta quarta-feira (7). Dias prestou depoimento por mais de cinco horas na delegacia do Senado e agora responderá ao processo em liberdade.

A prisão foi pedida pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD), que acusou o depoente de mentir durante a sessão. A ordem foi dada após áudios do celular de Luiz Paulo Dominghetti serem revelados e colocarem em xeque a versão de Roberto Dias, de que foi acidental o encontro em que Dominghetti afirma ter recebido um pedido de propina.


Anvisa autoriza início da aplicação da ButanVac em voluntários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira, que o Instituto Butantan inicie a aplicação da ButanVac nos voluntários inscritos para os testes da vacina contra a Covid-19. O imunizante vai ser aplicado em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.

A pesquisa de fase 1 e 2 vai ser dividida em três etapas: A, B e C. Com a autorização, o Butatan dá início a etapa A, que vai envolver 400 voluntários em São Paulo. Ao todo, seis mil voluntários com mais de 18 anos devem participar das duas primeiras fases do estudo da ButanVac.


Em carta a presidente da Câmara, 120 associações empresariais se posicionam contra reforma do Imposto de Renda

Movimento articulado por mais de 120 entidades do setor empresarial contra o projeto do governo que altera o Imposto de Renda enviou uma carta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), alertando para impactos negativos da proposta e cobrando alterações no texto. As associações empresariais – e não apenas as representadas na carta – pedem que o Congresso vote primeiro a reforma administrativa, que mexe nas regras para contratar, promover e demitir os servidores públicos, antes do texto que prevê, entre outros pontos, a volta da taxação na distribuição de lucros e dividendos.

O setor produtivo pede mais prazo e espaço para discussão transparente com a criação de uma comissão especial para discutir um projeto que traga “uma solução equilibrada, com impacto neutro sobre a arrecadação e capaz de garantir crescimento com emprego e justiça social”.


Caixa libera saques e transferências da 3ª parcela a nascidos em maio

A Caixa Econômica Federal (Caixa) libera nesta quinta-feira (8) os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em maio, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 23 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários.


Pagamento da segunda fase do auxílio emergencial gaúcho começa na sexta-feira

O pagamento da segunda fase do auxílio emergencial gaúcho começa na sexta-feira (9). A lista dos beneficiários que tiveram o pagamento deferido foi publicada no início da semana no Diário Oficial do Estado. Mais de 6 mil cadastrados têm direito ao benefício e receberão uma parcela única de R$ 2 mil. A lista da segunda fase abrange empresas dos setores de hospedagem, eventos e alimentação.

As empresas que tiveram o cadastro indeferido têm até sábado (10) para ingressar com recurso enviando formulário (disponível do site do auxílio emergencial) para o e-mail auxilioemergencial@setur.rs.gov.br. A Secretaria Estadual de Turismo tem uma comissão julgadora para avaliar os casos.


Grupo Equatorial Energia assume controle da CEEE-D nesta quinta-feira

A venda da Distribuidora da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D) chega ao capítulo final, nesta quinta-feira, quando o grupo Equatorial Energia assume o controle da estatal gaúcha. A solenidade de assinatura do contrato está marcada para as 10h, no Palácio Piratini, com transmissão pelas redes sociais do governo, e vai contar com a presença do CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda.

Apesar da expectativa do governo por investimentos, a holding – que arrematou a CEEE-D há três meses – mantém sob sigilo quaisquer informações sobre as ações previstas.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais