Um elenco jovem e identificado com o clube e a região é a aposta do Lajeadense para a disputa da Divisão de Acesso em 2021. Em evento realizado na segunda-feira à noite no Shopping Lajeado, o Alvia
zul apresentou os jogadores que terão a missão de recolocar o clube na elite do futebol gaúcho.
Vinte e três nomes foram apresentados. A maioria abaixo dos 25 anos de idade e muitos com passagens anteriores pelo clube de Lajeado. Apenas Marquinhos Guevedi e Maycon Bamberg passam dos 30 anos de idade.
Antes mesmo de serem apresentados, os jogadores estiveram no Estádio Alviazul e passaram por uma bateria de avaliações físicas. Ao longo da semana está prevista a largada para a pré-temporada sob o comando do técnico Gelson Conte.
Identificação com o clube e a região
O projeto Paixão Alviazul é o que norteia os trabalhos do Lajeadense nesta temporada. O principal foco é na aposta pela identificação regional. Atletas que conheçam o clube e a região. Por isso, boa parte do elenco é do Vale ou tem passagens anteriores pelo clube.
Oito jogadores tem no Lajeadense a última equipe que defenderam. O goleiro Lucas de Barba, os laterais Mano e Alan Bald, os meias Luca Giovanella, Marquinhos e Gregori, além dos atacantes Gian Luca e Maycon Bamberg.
Além deles, outros jogadores retornam ao clube após passagens por outras equipes. Destaques para os defensores Du e Dadalt, os volantes Darlã, Renan Metz e Cambraia, e o atacante Ariel.
Aposta na juventude
Nos últimos anos o Lajeadense têm apostado em times técnicos e jovens. Nesta temporada não será diferente. A média de idade do elenco é de 24 anos. Os atletas mais jovens são o goleiro Lucas de Barba e o atacante Gian Luca, de 19 anos. Do outro lado, os mais experientes são Marquinhos e Maycon, com 34 anos.
Comissão técnica
Junto do elenco, o Alviazul apresentou de forma oficial o restante dos integrantes da comissão técnica. O treinador Gelson Conte terá como auxiliar Jeferson da Silva. O preparador de goleiros será Diego de Quadros, o Xau, e o preparador físico será Júnior Peranzoni. Ainda fazem parte da comissão o executivo de futebol Rennê Franco e o supervisor de futebol Luca Lenz.
Um mês de preparação
A Divisão de Acesso – Gauchão Série A2 está prevista para iniciar no dia 15 de agosto. Assim, o Lajeadense terá pouco mais de um mês de preparação. O clube está no Grupo B da competição, junto de Avenida, Guarani, Inter de Santa Maria, São Gabriel, Bagé, Guarany de Bagé e São Paulo.
A primeira fase será disputada em turno e returno, classificando-se os quatro melhores para as quartas de final. A partir dessa etapa, os jogos serão no sistema mata-mata em ida e volta, prosseguindo assim na semifinal e na final.
O campeão e o vice-campeão estarão classificados para o Gauchão Série A de 2022. Os piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a Segunda Divisão – Gauchão Série B.
“Grupo que conhece a Divisão de Acesso”
O executivo de futebol para a temporada 2021 é Rennê Franco, que teve como último trabalho o Moto Club, do Maranhão. Responsável pela montagem do elenco, ele acredita que o grupo é forte e qualificado. “Um grupo que conhece a Divisão de Acesso. Jogadores que têm identificação com o clube, algo que procuramos neste momento”, avalia.
Para Franco, a expectativa em relação ao acesso é muito boa. Acredita que o elenco foi formado com pessoas com o objetivo de vencer junto ao Lajeadense.
Ele lembra ainda que neste início de preparação o objetivo é trabalhar a parte física dos atletas. “Alguns jogadores estão inativos há mais tempo, então precisamos fortalecê-los. Queremos entregar um grupo forte e preparado para a competição.” A intenção é que dentro de 15 dias o elenco possa estar em plena forma física.