O Ministério da Saúde informa que mais de 26 mil doses de vacina AstraZeneca vencidas foram aplicadas em brasileiros. As doses foram repassadas aos Estados dentro do prazo de validade, mas venceram antes da efetiva aplicação. No Vale do Taquari, três moradores receberam imunizantes vencidos. O fato ocorreu no dia 14 de abril. Os casos ocorreram em Arroio do Meio, Taquari e Anta Gorda. Para garantir a imunização, essas pessoas precisam tomar uma nova dose.
A terceira via
O governador Eduardo Leite (PSDB) é livre, corajoso, e decidiu expor a preferência sexual em um momento oportuno. Por óbvio, ele e o partido previam o agendamento sobre a mídia e a massa em âmbito nacional. E funcionou. O debate sobre a terceira via presidenciável ganha força e o ex-prefeito de Pelotas está de olho na vaga. Coincidência ou não, Leite decidiu expor a preferência sexual em um programa do principal grupo de comunicação, com frases muito bem articuladas. Com tantos pormenores, ele conquistou mais holofotes do que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), a primeira chefe de um executivo estadual a assumir a homossexualidade.
Arroio do Engenho
O Ministério Público de Lajeado verifica “possível irregularidade na canalização de curso d’água em área privada, na rodovia BR 386, nas proximidades da Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, Bairro São Cristóvão”. Conforme a denúncia, a obra no Arroio do Engenho carece de “qualquer justificativa ambiental ou urbanística, ou seja, sem qualquer interesse público aparente”.
Mão de obra
O Centro de Formação Profissional Senai pretende realizar um mapeamento da mão de obra nas cidades de Estrela e Encantado. A entidade também prevê a implantação do modelo lajeadense do programa “Trilhas da Inovação” em outras cidades do Vale do Taquari. São ações necessárias ao desenvolvimento sustentável de toda a nossa região.
Uma cadeira no Vale
O fim da UTI Pediátrica no Vale do Taquari, o atraso nas obras de duplicação da BR-386, os prejuízos gerados pelo péssimo serviço prestado pela EGR são apenas alguns exemplos da falta que nos faz um ou mais representantes da região na Assembleia Legislativa. O último deputado estadual e federal genuinamente da região foi Ênio Bacci (PTB), atual Diretor-Presidente do Detran/RS.
Desobediência civil
Durante a pandemia, alguns comerciantes decidiram não cumprir os decretos que exigiam o fechamento do comércio, restaurantes e afins. A desobediência civil contou com o apoio e compreensão de boa parte da sociedade local e gaúcha. Entretanto, os agentes da lei não compactuaram com a desobediência civil e em breve alguns casos devem vir à tona.
Homeschooling
O governo do Rio Grande do Sul vetou o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativo (28 votos a favor e 21 contrários) que autoriza o homeschooling (escola em casa) no Estado. Autor do projeto, o deputado Fábio Ostermann (Novo) anuncia que irá trabalhar pela derrubada do veto e pelo direito dos pais e responsáveis decidirem pela forma de educação dos filhos. Mas a tendência é pela manutenção do veto e a derrubada desta pueril agenda.
TCE segue remoto
A Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou na terça-feira a portaria que prorroga, até 31 de julho de 2021, a duração do expediente remoto na instituição, como medida de controle e redução de riscos de contaminação pela Covid-19. A justificativa é: a prorrogação do expediente remoto se justifica pelo alto número de casos confirmados e óbitos causados pelo novo coronavírus. Sim, leitor, eles ainda utilizam o termo “novo” para denominar o vírus e justificar o home office.
Eficácia
Mesmo de forma remota, e em ofício enviado aos gestores municipais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) avisa que vai avaliar “a transparência das Administrações no processo de vacinação contra a Covid-19″. O objetivo é garantir ao contribuinte informações sobre a segurança, eficácia, riscos e benefícios de cada vacina.