A segunda remessa de vacinas contra covid-19 da Janssen deve chegar ao Rio Grande do Sul na tarde deste sábado, 3, de acordo com o governo do Estado. Serão 202.850 doses do imunizante produzido pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson. O principal diferencial desse imunizante em relação aos demais já disponíveis é a necessidade de apenas uma dose.
O número de doses que será distribuído aos municípios ainda não foi informado pelo Executivo gaúcho.
O lote que chegará ao RS faz parte das 3 milhões de doses doadas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil há uma semana.
Bolsonaro deve ignorar lista tríplice e sinaliza recondução de Augusto Aras para a PGR
O presidente Jair Bolsonaro deve ignorar a lista tríplice de indicados para ocupar o cargo de procurador-geral da República e sinaliza a recondução do atual titular, Augusto Aras.
A lista apresentada por representantes do Ministério Público Federal (MPF) é formada pelos subprocuradores Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino. Eles passaram por eleição interna durante a qual sustentaram suas visões e defenderam propostas para o cargo.
Ao indicar Aras, em setembro de 2019, Bolsonaro rompeu com tradição iniciada em 2003 de escolher integrantes da lista tríplice do MPF.
Críticos do governo veem a nomeação de quadros de fora da lista como tentativa de controlar o Ministério Público, responsável por investigar eventuais irregularidades do Executivo.
Rosa Weber autoriza investigação contra Bolsonaro por compra da Covaxin
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber autorizou, nesta sexta-feira, a abertura de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro partido por suposta prevaricação no processo de compra da Covaxin.
O pedido de inquérito foi enviado também nesta sexta, pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.
A investigação vai responder se Bolsonaro não tomou as medidas cabíveis, o que constitui crime de prevaricação.
Fiocruz diz que lotes vencidos não foram produzidos pela instituição
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que lotes de vacinas da AstraZeneca que teriam sido aplicadas fora da validade não foram produzidos pela instituição. Levantamento mostra que 1.532 municípios utilizaram 26 mil imunizantes expirados. Ministério da Saúde nega envolvimento.
Parte dos lotes é referente aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia e entregues pela Fiocruz ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) em janeiro e fevereiro deste ano.
Os demais lotes apontados, segundo a Fiocruz, foram fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).
45% dos brasileiros pretende pedir empréstimo até outubro
Uma pesquisa encomendada pela fintech FinanZero, realizada pela agência Conversion, aponta que 44,4% dos brasileiros têm a intenção de pedir empréstimo nos próximos 90 dias, ou seja, até outubro deste ano.
Destes, 62,61% informaram que vão recorrer aos empréstimos online, número que reflete um crescimento expressivo dessa modalidade no país, que visa trazer mais facilidade e agilidade nas transações de crédito pessoal.
Outra parte dos entrevistados (50%), pretende solicitar um empréstimo direto em uma agência bancária física, enquanto 8,11% pretende solicitar um empréstimo informal.
O levantamento também destacou os motivos para o pedido de empréstimos; 45,95% usarão o dinheiro para pagar dívidas, 19,37% pretendem solicitar empréstimo para realização de compras, 18,92% querem investir em um negócio próprio e 8,92% desejam renovar a casa.
RS tem 1.142 autos de infração por fraudes em programa do governo para preservar empregos na pandemia
O Ministério da Economia contabiliza 1.142 autos de infração por fraudes no Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda no Rio Grande do Sul. Essas irregularidades envolvem 3.225 trabalhadores e geraram 2.620 ações fiscais.
A maior parte é referente à demissão de empregados durante a suspensão do contrato ou com redução da jornada de trabalho. O BEM prevê que trabalhadores tenham direito a estabilidade pelo tempo equivalente à suspensão do contrato ou à redução da jornada.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais autos de infração (1.142), ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (1.334), e seguido de Minas Gerais (1.113) e São Paulo (463).
Retorno presencial e diário às aulas em Estrela será no dia 2 de agosto
O Governo de Estrela anunciou nesta sexta-feira as datas do retorno das atividades escolares presenciais e diárias na Rede Municipal de Educação, seguindo os protocolos de segurança e higiene exigidos. Ao todo, Estrela retomará as aulas para os mais de 3,6 mil alunos nas 21 escolas da rede, no mesmo sistema utilizado antes da pandemia, com aulas em tempo integral para as crianças da Educação Infantil, a partir do dia 2 de agosto, das 7h às 18h; e sem mais o escalonamento para os alunos do Ensino Fundamental já a partir do dia 12 de julho. O retorno, contudo, ainda será opcional para as famílias que assim optarem.