Estabelecido no município por meio do Pro_Move Lajeado, o projeto Trilhas da Inovação promove oficinas de cursos técnicos a estudantes do 9º ano das escolas municipais. Esse é um caminho de preparação para o mercado de trabalho, pois há falta de pessoas qualificadas em determinadas áreas.
O coordenador técnico de Educação Profissional do Senai, Marcelo Schedler, destaca que é interessante os municípios desenvolverem estudo para identificar as necessidades do mercado da região em relação à mão de obra. “Estamos com deficiência em pessoas qualificadas.”
Uma das formas para promover esse conhecimento pela carreira é oferecer oficinas como vem sendo proposto pelo Trilhas da Inovação. “Esse projeto é um investimento em um futuro próximo. Nós temos que chegar antes, quando chegamos tarde, chegamos tarde na ideia do trabalho e da profissão que esses jovens vão seguir”, pontua.
Hoje, 69 estudantes participam do projeto no Senai Lajeado. A intenção é tentar encaminhar esses jovens no próximo ano para empresas por meio do programa Jovem Aprendiz. “Os testes psicológicos são importantes para ajudar na definição, mas um teste bom é a prática como vem sendo feito.”
Projeto semelhante ao Trilhas da Inovação começa a ser colocado em prática em Guaporé e também na cidade de Igrejinha.
Ouça a entrevista na íntegra