Lajeado reduz restrições

Protocolos contra covid-19

Lajeado reduz restrições

Música ao vivo em bares, competições esportivas e festas infantis estão permitidas. Decreto publicado nesta quinta-feira oficializa novas regras

Lajeado reduz restrições
Reunião de quinta-feira pode ter sido a última com setores produtivos no HBB (Foto: Ramiro Brites)
Lajeado

Menor circulação do vírus em nível estadual, redução no número de atendimentos diários no município e avanço na faixa etária da vacinação. Esses fatores encorajam Lajeado a ampliar as flexibilizações para o controle da pandemia.

A quarta reunião do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus com representantes do setor produtivo ocorreu no fim da tarde de ontem, no auditório do Hospital Bruno Born (HBB). O prefeito Marcelo Caumo anunciou flexibilizações para festas infantis, bares e restaurantes e na prática de esportes coletivos.

A música ao vivo volta a ser permitida e os estabelecimentos podem funcionar até meia-noite. “O público das atividades noturnas ainda não recebeu vacinas, por isso não haverá maior ampliação de horário”, explica Caumo.

Esportes

As competições esportivas serão retomadas a partir de 12 de julho. A intenção é que a imunização alcance as faixas etárias envolvidas nas disputas até a data. “O objetivo não é atrapalhar a vida de ninguém, mas incentivar a vacinação”, complementa o prefeito.

A copa de quadras de esporte poderá abrir, mas churrascos e jantares após as partidas seguem vetados. O novo decreto entra hoje em vigor e vale pelas próximas duas semanas.

Atendimentos diários

A previsão do cenário epidemiológico, por meio da base de dados, usa os atendimentos diários como principal indicador. A partir do número de pacientes que procuram acompanhamento médico com sintomas gripais, é possível traçar um prognóstico da ocupação hospitalar.

No contexto de Lajeado, o número de 75 atendimentos diários é considerado a zona ideal. “Hoje nós estamos em 74 atendimentos por dia. Chegamos a bater quase 100”, informa o secretário da Fazenda e responsável pela análise de dados do comitê, Guilherme Cé.

Em meados de maio, quando o Estado deu maior autonomia aos municípios, a leitura do comitê é que ainda havia muita circulação do vírus.

Outro fator importante para o aumento das liberações é o avanço da vacinação. O número de internações de pessoas acima de 60 anos cai desde março. “Isso é um reflexo imediato da imunização nesta faixa etária”, diz Cé.

Cenário estável

A tendência é que o município não tenha novos picos de contágio. De acordo com o secretário da Saúde, Cláudio Klein, isso só seria possível em casos extraordinários, como o surgimento de uma nova variante.

“Agora não vamos mais ter um surto como tivemos em fevereiro, ou março”, prevê Klein.

O secretário acredita que o município chega próximo a um patamar confortável de imunização coletiva. Mesmo com uma circulação maior de pessoas nos últimos dois meses, não houve aumento expressivo nos contaminações.

A média de casos ativos está entre 200 e 250 contágios por dia. Apesar do índice alto, a redução das mortes nas faixas etárias imunizadas dá segurança às novas medidas.

Reuniões setorizadas

O encontro de ontem pode ter sido o último no auditório do HBB. Nessa nova etapa de combate à pandemia não haverá mais encontros amplos com empresários locais. Agora, as reuniões com os empreendedores serão setorizadas.

O responsável pelas agendas com os setores produtivos é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker. “Se não houver conscientização, não há regra que o município vá conseguir cumprir”, adverte.
A volta das restrições não é descartada caso haja piora no cenário epidemiológico.

NOVO DECRETO

• Eventos infantis podem ocorrer com até 70 pessoas
• Música ao vivo permitida até às 23h (apenas voz e violão)
• Bares e restaurantes atendem até meia-noite
• Copa de quadras esportivas aberta
• Competições esportivas permitidas a partir de
12 de julho

Acompanhe
nossas
redes sociais