As cooperativas da região cresceram acima da média estadual em 2020, mesmo em meio à pandemia. Dados divulgados ontem pela Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs) mostram uma alta de 19,9% e faturamento de R$ 5,28 bilhões no Vale do Taquari. No Estado, este percentual foi de 6,4%.
Os dados consolidam a posição do Vale como referência estadual no sistema cooperativista, com quase 400 mil pessoas associadas às 17 instituições sediadas na região. Também mostra a eficiência econômica do modelo, com os resultados apresentados. O ativo e o patrimônio líquido das cooperativas cresceram 18,4% e 25,9%, respectivamente.
Os resultados são frutos de uma história de extenso trabalho das cooperativas, que inspira a região. “Estão sempre na busca pelo aprimoramento constante. As formas com que elas trabalham são fundamentais, revertendo as sobras em investimentos para a comunidade”, afirma o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro da Rosa.
Mesmo que 2021 aponte para um cenário de dificuldades, Rosa destaca o “orgulho” que a região tem de suas cooperativas. “Enquanto Vale, que fazemos parte de um movimento associativista, o cooperativismo é um modelo a ser seguido e multiplicado. São nossas referências”, salienta. O ramo agropecuário, com 30,6% de expansão, foi um dos destaques.
DNA regional
Para o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Kohlrausch, o cooperativismo está no DNA da comunidade e a capacidade de atuar de forma cooperada impulsiona a região “Desde o período de colonização, os imigrantes tinham essa cultura como uma das premissas para prosperar. Esse modelo foi se qualificando e modernizando”, destaca.
Quanto às sobras, a região teve um crescimento de 21%, totalizando R$ 380 milhões. “É um recurso importante, que permanece nas comunidades onde estão inseridas e contribui para o desenvolvimento econômico e social”, salienta Kohlrausch.
Já o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco elogia o papel destas instituições na região. O cooperativismo e o Vale tem tudo a ver. O desenvolvimento de nossa gente é reflexo da união e trabalho em conjunto. As cooperativas são a materialização do caráter associativo que nos projeta para o desenvolvimento”, afirma.