Em dois anos, homicídios reduzem 82% em Lajeado

INDICADORES cRIMINAIs

Em dois anos, homicídios reduzem 82% em Lajeado

Dados são referentes aos primeiros meses do ano e foram apresentados ontem pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Roubos a pedestres e casos de violência contra a mulher também tiveram queda

Em dois anos, homicídios reduzem 82% em Lajeado
Dados sobre ocorrências registradas no município foram apresentados em reunião do Gabinete de Gestão Integrada (foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

Entre os meses de janeiro e maio de 2019, foram 11 homicídios em Lajeado. No mesmo período deste ano, dois. Trata-se de uma redução de 82%. O dado foi apresentado na reunião de ontem do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do município.

Estes dois casos de homicídio registrados até o momento são de natureza passional, sem associação com organizações criminosas. O delegado Márcio de Abreu Moreno explica que este número foi alcançado devido, principalmente, a ações promovidas pelo setor de inteligência.

“Mostramos para os criminosos que, a partir do momento que eles cometem um homicídio na cidade, vão ser perseguidos. Vamos trabalhar ao máximo para atrapalhar, dificultar e apurar as infrações”, destaca o delegado.

O grupo do GGI trata de segurança pública, integrando diversos órgãos. Entre eles, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Defensoria Pública, SUSEPE, Alsepro.

Redução nos indicadores

Os dados apresentados pelo GGI indicam diminuição dos principais indicadores nos primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A análise integra uma das frentes de trabalho do Pacto Lajeado Pela Paz.

Entre janeiro e maio deste ano, os casos de roubo a pedestres diminuíram de 30 para 12 ocorrências. O número representa redução de 60% no índice.

O crime de violência contra a mulher também apresentou redução. Porém a porcentagem foi menor: 9%. Nos primeiros cinco meses de 2020, foram 348 ocorrências, enquanto que neste ano foram 317 registros. Desses, os principais fatos são ameaças, vias de fato e lesão corporal.

Publicação em livro

Entre os temas abordados no encontro, esteve a Operação Ipê Amarelo, deflagrada em maio de 2019, cujo objetivo foi combater a violência e as organizações criminosas no município. O episódio vai integrar um livro para reunir os destaques de investigações criminais no biênio 2019-2020.

O delegado Moreno explica que a ação foi uma tentativa das forças de segurança da região para desarticular facções e diminuir os crimes de homicídio.

O documento será publicado no mês de novembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais