Curso prepara equipes para reverter perdas educacionais

REDE ESTADUAL

Curso prepara equipes para reverter perdas educacionais

Após 15 meses de aulas remotas, primeiros resultados do “Avaliar é Tri” servem de base para formação de professores da rede estadual. Detalhes foram apresentados ontem, em transmissão da Secretaria Estadual de Educação pelo youtube

Curso prepara equipes para reverter perdas educacionais
Avaliação dos prejuízos educacionais será usada como base para formação de professores e diretores (foto: Filipe Faleiro)
Estado

Interpretar, compreender e agir. Essa é a estratégia da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre os resultados do “Avaliar é Tri”, sistema de diagnóstico desenvolvido nas escolas da rede estadual frente aos 15 meses de aulas remotas.

Por meio de testes aplicados aos alunos, o Estado iniciou ontem o ciclo de formação para professores, diretores e coordenadores pedagógicos do RS. O seminário via web “Educar alunos para Transformar o Mundo”, foi promovido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora e contou com a mediação da secretária da Educação, Raquel Teixeira.

Os painéis foram apresentados pela diretora executiva da Fundação Caed, Lina Kátia Mesquita; da diretora-geral do Centro de Excelência de Inovação em Políticas da Educação Internacional da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin; do professor do Programa de Políticas Públicas de Educação Internacional de Harvard, Fernando Reimers; e Manuel Palácios, coordenador-geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação do Caed.

Quanto ao desenvolvimento profissional de gestores e coordenadores pedagógicos, o curso terá carga horária de 30h e ocorre entre os 2 de agosto e 12 de setembro, por meio de quatro aulas com transmissão pelo youtube da Seduc.

Mais de 500 mil testes

O diagnóstico “Avaliar é Tri RS” foi concluído no dia 16 de junho, com a participação de mais de 500 mil estudantes da Rede Estadual. A partir do lançamento dos dados das provas, os resultados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Por meio desta devolutiva, a Seduc irá colocar em prática um plano de ação pedagógica para reforço e recuperação das aprendizagens perdidas.

A apresentação dos resultados, da plataforma de avaliação e do monitoramento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, serão nos dias 7 de julho; 13 de julho e 14 julho.

Palavra dos especialistas

A partir dos dados da avaliação, será possível trabalhar as informações dos estudantes, ressaltou a secretária Raquel Teixeira. “O primeiro passo para o planejamento dar certo, é conhecer as demandas dos alunos. É saber as habilidades e as competências deles.”

Conforme a diretora-geral do Centro de Excelência de Inovação em Políticas da Educação Internacional da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin, é preciso criar oportunidades para que os estudantes transformem o ambiente escolar a partir de uma mentalidade de crescimento em sala de aula. “Temos que ensinar as nossas crianças e jovens a pensar e aprender. Só assim serão protagonistas do próprio conhecimento”, destacou.

O professor de Harvard, Fernando Reimers, frisou a importância da formação de professores e da inovação educacional em tempos de covid-19. “Apesar de toda a calamidade, a pandemia trouxe oportunidades de crescimento para aprendizagem, como a aceleração do uso das novas tecnologias, da inclusão na educação.”

Acompanhe
nossas
redes sociais