Interpretar, compreender e agir. Essa é a estratégia da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre os resultados do “Avaliar é Tri”, sistema de diagnóstico desenvolvido nas escolas da rede estadual frente aos 15 meses de aulas remotas.
Por meio de testes aplicados aos alunos, o Estado iniciou ontem o ciclo de formação para professores, diretores e coordenadores pedagógicos do RS. O seminário via web “Educar alunos para Transformar o Mundo”, foi promovido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora e contou com a mediação da secretária da Educação, Raquel Teixeira.
Os painéis foram apresentados pela diretora executiva da Fundação Caed, Lina Kátia Mesquita; da diretora-geral do Centro de Excelência de Inovação em Políticas da Educação Internacional da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin; do professor do Programa de Políticas Públicas de Educação Internacional de Harvard, Fernando Reimers; e Manuel Palácios, coordenador-geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação do Caed.
Quanto ao desenvolvimento profissional de gestores e coordenadores pedagógicos, o curso terá carga horária de 30h e ocorre entre os 2 de agosto e 12 de setembro, por meio de quatro aulas com transmissão pelo youtube da Seduc.
Mais de 500 mil testes
O diagnóstico “Avaliar é Tri RS” foi concluído no dia 16 de junho, com a participação de mais de 500 mil estudantes da Rede Estadual. A partir do lançamento dos dados das provas, os resultados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Por meio desta devolutiva, a Seduc irá colocar em prática um plano de ação pedagógica para reforço e recuperação das aprendizagens perdidas.
A apresentação dos resultados, da plataforma de avaliação e do monitoramento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, serão nos dias 7 de julho; 13 de julho e 14 julho.
Palavra dos especialistas
A partir dos dados da avaliação, será possível trabalhar as informações dos estudantes, ressaltou a secretária Raquel Teixeira. “O primeiro passo para o planejamento dar certo, é conhecer as demandas dos alunos. É saber as habilidades e as competências deles.”
Conforme a diretora-geral do Centro de Excelência de Inovação em Políticas da Educação Internacional da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin, é preciso criar oportunidades para que os estudantes transformem o ambiente escolar a partir de uma mentalidade de crescimento em sala de aula. “Temos que ensinar as nossas crianças e jovens a pensar e aprender. Só assim serão protagonistas do próprio conhecimento”, destacou.
O professor de Harvard, Fernando Reimers, frisou a importância da formação de professores e da inovação educacional em tempos de covid-19. “Apesar de toda a calamidade, a pandemia trouxe oportunidades de crescimento para aprendizagem, como a aceleração do uso das novas tecnologias, da inclusão na educação.”