Depois de três décadas de atendimento, a UTI pediátrica do Hospital Bruno Born (HBB) será fechada nesta quarta-feira, 30. A unidade atendia no mesmo espaço da UTI neonatal. Esse fator e a falta de funcionários especializados para área pediátrica motivaram o fechamento do serviço em Lajeado. Esta era a única UTI pediátrica do Vale do Taquari.
O diretor técnico do HBB, Fernando Bertoglio, esteve no Programa Redação nas Ruas da Rádio A Hora 102.9 para falar sobre o assunto. “O surgimento da UTI pediátrica no passado era diferente. Na época, o tipo de atendimento que se prestava era um, e englobava as funções dos dois profissionais. Mas com o passar dos anos, a unidade neonatal foi se especializando. Em 2010 recebemos a informação de que essas UTIs não poderiam ser compartilhadas”, explica Bertoglio. Desde então, as unidades funcionam de forma irregular no hospital.
Segundo o diretor, houve uma tentativa recente para criar uma UTI pediátrica em outro local dentro da entidade, mas sem evolução. “A situação começou a se agravar. Chegamos ao ponto de termos um nenê nascido prematuro sem plantonistas. Quase fechamos a unidade neonatal também por falta de profissionais”, ressalta.
Depois de diversas reuniões com a coordenação do HBB, Bertoglio conta que não encontraram alternativas e essa seria uma forma de priorizar o atendimento da ala neonatal. “Nós já estávamos sendo sinalizados pela coordenação, e no fim do ano passado avisamos a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde”.
Sem alternativas
O diretor ainda ressalta que para montar uma nova UTI pediátrica, seria preciso altos valores econômicos para manter a estrutura e profissionais qualificados na área.
“Isso significa um aporte econômico considerável. Numa situação dessas é preciso a mão do Estado. Se fosse um hospital privado ou público seria diferente, mas somos um hospital filantrópico”, ressalta Bertoglio. Segundo ele, a UTI pediátrica tem quatro leitos com ocupação média de 40%.
Prejuízos para a região
Bertoglio diz que com o tempo os pacientes serão transferidos para outras unidades. A mais próxima da região é no Hospital de Santa Cruz do Sul, que passa por problema semelhante ao do HBB. Segundo o diretor, há conversas sobre a abertura de uma UTI pediátrica em Venâncio Aires. Mas, por enquanto, tanto o Vale do Taquari quanto o Vale do Rio Pardo serão afetados pelo fechamento da unidade.
“Niguém da direção está satisfeito nem feliz com essa situação, mas o HBB fez o que podia. Isso já vem de anos, já tentamos encontrar alternativas, mas essa é uma questão que o meio político também deveria ter resolvido”, afirma.
Mais leitos para o Neonatal
Com seis a oito leitos quase sempre ocupados, existe a possibilidade de ampliar o número de vagas da UTI neonatal com o fechamento da pediátrica. “É uma situação que o diretor executivo já está avaliando”, afirma Bertoglio.