Como surgiu a ideia de criar esse personagem e compartilhar esses conteúdos?
O personagem já existe há cerca de 20 anos. Ele aparecia nas apresentações da categoria “Prost” do Grupo de Danças Helmuth Kuhn de Arroio do Meio, que mescla dança folclórica alemã e teatro. Com a chegada da pandemia, as apresentações deixaram de acontecer, mas entendi que colocar alguns vídeos do Hari no YouTube poderia divertir as pessoas que já conheciam o personagem. Só não esperava que esses vídeos se espalhassem tanto assim.
Sobre o que você fala no Pitaco do Hari?
Compartilho pequenas histórias e narrativas dele, que falam de maneira bem-humorada sobre o dia a dia de um colono de origem alemã. Com um sotaque forte e proferindo até algumas palavras em alemão, o personagem brinca com o jeito e as características mais comuns dos descendentes de alemães aqui do sul do Brasil.
Quem é o Hari?
Bom, o Hari é um anti-herói, cinquentão, que vive no interior, tira seu sustento da agricultura. Ou melhor, tira seu sustento da mulher dele, a Glaci, que, por sua vez, é agricultora. Com forte sotaque alemão, apronta tudo o que pode para tirar sua mulher do sério, para escapar do trabalho e para tirar sarro de alguma situação.
Quantos vídeos já publicou? Pretende retornar com eles?
Deve ter uns 20 vídeos, faz um bom tempo que não posto, mas dentro de mais uns dias pretendo colocar um vídeo novo no ar.
Como tem sido o engajamento do público com as postagens?
Fiquei surpreso com a aceitação e a repercussão. Pessoas me param na rua pra pedir que eu grave novos vídeos. Soube da circulação do vídeo em grupos de WhatsApp em outros estados como o Mato Grosso, e até de encaminhamentos no Paraguai e México. Eu posto eles no YouTube, mas tenho um perfil no Facebook também.
Esse é um hobbie, certo?
É um hobbie sim. Sou Treinador Comportamental, coordeno o Instituto Propósito de Desenvolvimento Humano. No meu trabalho busco inspirar pessoas a se tornarem realizadoras e alcançarem paz mental. O personagem é, na verdade, um contraponto do que eu promovo no meu trabalho. Meu foco hoje é o meu trabalho, em meio a tempos tão difíceis, as pessoas precisam muito de conteúdos que auxiliem na busca por equilíbrio e Inteligência Emocional. Aliás, no meu perfil profissional @juniorkaufmann sempre há conteúdos úteis. Sobre as gravações do Hari, estou me organizando para voltar a produzir novos vídeos.
O que te motiva a continuar com as produções?
Ver que as pessoas estavam sorrindo e se divertindo foi minha principal motivação. Contribuir com o humor do Hari para deixar a vida das pessoas mais leve também é uma forma que encontrei para auxiliar a aliviar essa tensão toda que esses últimos tempos nos trouxeram.