O fim de semana foi de tragédia na BR-386. A rodovia – que deveria sempre ser chamada de “Estrada da Produção” – volta a ser lembrada como a velha “Rodovia da Morte”. A principal via de escoamento para o Vale do Taquari volta a registrar uma vítima
entre Lajeado e Carazinho. E a realidade é essa: quanto mais tempo o Ibama demora para liberar o início da duplicação em Marques de Souza, mais e mais famílias tendem a chorar a perda de seus entes queridos. As obras foram anunciadas no dia 15 de fevereiro. E não iniciaram. Lá se foram preciosos quatro meses. Até quando vamos esperar?
Responsabilidade
O Diário Oficial do Rio Grande do Sul traz uma notícia relevante. É de amplo conhecimento público, eu sei. Mas sempre é bom reforçar. O Daer informa a conclusão do processo de municipalização do segmento inicial da rodovia ERS-421 requerido pelo Governo de Lajeado, e sancionado por meio de lei estadual de janeiro de 2021. E reitera que, devido a transferência, passa a ser de obrigação exclusiva do município a manutenção e conservação do trecho rodoviário de travessia urbana e também da ponte de concreto localizada no trecho.
Ex-prefeitos nas prefeituras
Além de Klaus Schnack (MDB), ex-prefeito de Arroio do Meio e atual Secretário da Gestão Financeira de Encantado (na foto, ele
aparece ao lado do atual prefeito de Encantado, Jonas Calvi), outros ex-prefeitos da região também assumiram cargos de assessoria em municípios vizinhos. Carlos Rafael Mallmann (MDB), ex-chefe do Executivo de Estrela, é o atual Assessor Jurídico da prefeitura de Imigrante. Já o ex-prefeito de Colinas, Gilberto Keller, atua como Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Imigrante.
Animais e Meio Ambiente
Secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Regina Becker visitou duas vezes o município de Estrela em junho. No primeiro encontro, prestigiou o ato de entrega do “Selo da Delegacia Amiga dos Animais”. Nessa sexta-feira, ela voltou ao município governado por Elmar Schneider (PTB) para inaugurar o primeiro Cartório Especializado no Combate
aos Crimes Ambientais do Vale do Taquari.
Futuro da EGR
A concessão das rodovias gaúchas ligadas à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve ocorrer ainda em 2021. Até lá, a empresa vinculada à Secretaria de Logística e Transportes segue fazendo malabarismos para manter as contas em dia. No mês passado, por exemplo, a EGR iniciou um projeto-piloto que utilizará a tecnologia de leitura de placas para garantir a precisão na cobrança de pedágio nas estradas estaduais. A meta é identificar os motoristas que usam de forma indevida a isenção das tarifas.
Futuro da EGR II
Após a triagem, a lista correta de veículos isentos servirá de parâmetro para a atuação de leitores óticos de placas nas 14 praças administradas pela empresa pública. Com os dispositivos, denominados de OCRs, a liberação da cancela será automática, assim que o veículo isento for identificado na chegada à cabine. A praça de pedágio da ERS-040, em Viamão, será a primeira a contar com os dispositivos. A estimativa é que os equipamentos comecem a funcionar no segundo semestre. E a EGR pretende estender a tecnologia às demais praças de pedágios.
Futuro da EGR III
A EGR também aceita propostas de empresas de publicidade interessadas em instalar mídias nas praças de pedágio. Para tal, os interessados devem preencher formulário de habilitação e anexar a documentação e a proposta. Os valores mínimos para cada uma das estruturas pedagiadas estão informados em uma tabela disponibilizada no site da empresa. E as nossas praças são as mais baratas, com o valor mínimo mensal de R$ 1 mil. Na região de Flores da Cunha, o custo sobe para R$ 2 mil. Em Gramado e arredores, R$ 3 mil. Em Campo Bom e Três Coroas, custa R$ 5 mil.
Recesso de Julho
A Câmara de Imigrante avisa: a próxima sessão ordinária ocorre em três de agosto, em virtude do recesso no mês de julho