A produção e consumo dos alimentos orgânicos foram pauta do comentário semanal da professora universitária e delegada aposentada, Elisabete Barreto Müller, no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 29.
Nesta semana é celebrada 17ª Semana dos Alimentos Orgânicos. Coincidentemente é votado nesta terça-feira projeto de lei na Assembléia Legislativa que trata sobre os agrotóxicos. “Triste que isso aconteça justo nesta semana”, lamenta.
A votação é ameaçadora para a alimentação e para os agricultores dos orgânicos. “Se for aprovado vai permitir usar agrotóxicos no Rio Grande do Sul que não são autorizados nos países de origem”, alerta.
Membro da ONG Ecobé, Elisabete fala sobre o apreço pela agroecologia, ciência que dá suporte para a produção orgânica. Na última semana foi realizada a distribuição de sementes crioulas em Arroio do Meio.
“As sementes crioulas não tem alteração genética e tem reconhecida qualidade alimentar”, diz. A produção de alimentos orgânicos é uma forma de contribuir com o ecossistema. “Todos sabemos que os orgânicos são fundamentais para uma boa saúde.”
Ouça a entrevista na íntegra